Projetos multiculturais: um possível caminho a percorrer
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-03-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Suyeyassu, Sueidy Pithon
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Dias, Marina Célia Moraes
Dias, Marina Célia Moraes
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar possíveis caminhos na educação para obter ferramentas de trabalho, a fim de contribuir para uma educação mais humana e significativa que respeite as diferenças, a partir das seguintes questões: Quais as contribuições de projetos multiculturais como mediação e acesso à cultura? Como levar a comunidade escolar a participar de projetos multiculturais e responder a essas participações? Como provocar nossos alunos a se perceberem e se entenderem como seres culturais? Para respondê-las, partiu-se do registro dos projetos multiculturais desenvolvidos em uma escola particular do Ensino Fundamental II da zona leste da cidade de São Paulo, a fim de compreender os caminhos trilhados em busca de ampliar conhecimentos sobre a educação baseada em projetos multiculturais como uma possível ação pedagógica. Para tanto, foram estudados teóricos e conceitos sobre cultura, projetos e formação de professores e também realizadas pesquisas com professores, alunos e pais de alunos que se envolveram nestes projetos multiculturais, onde buscamos ouvir para refletir sobre as ações pedagógicas tomadas para possíveis mudanças de rota ou avanços. Nessa caminhada, percebeu-se a importância de projetos multiculturais em uma educação que pretende ser diversificada, flexível e reflexiva, mas também a necessária mudança da postura do professorado e das instituições como um possível caminho a percorrer, propiciando e contribuindo para o acesso à cultura e à compreensão individual e coletiva de cada um que forma a comunidade escolar de sua formação cultural, trazendo a vida para dentro da escola.
Descrição
Palavras-chave
educação , cultura , projetos , projetos multiculturais , formação de educadores , Education , culture , projects , multicultural projects , training of educators
Assuntos Scopus
Citação
SUYEYASSU, Sueidy Pithon. Projetos multiculturais: um possível caminho a percorrer. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.