Show simple item record

dc.contributor.advisorContier, Arnaldo Daraya
dc.contributor.authorPereira, Sérgio Paulo de Andrade
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:32Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:51Z
dc.date.available2013-12-20
dc.date.available2020-05-28T18:10:51Z
dc.date.issued2013-02-04
dc.identifier.citationPEREIRA, Sérgio Paulo de Andrade. Lenine e a música "predatória" brasileira: o conceito de antropofagia musical. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24772
dc.description.abstractA música popular é um depositário de importantes informações a respeito da história cultural que revela aspectos dos meios social, econômico, político e artístico de um país. Mais especificamente no gênero popular da canção brasileira, encontramos passado e presente constantemente em seu entorno musical e poético, denotando continuidades e rupturas, tradições e modernidade tardia, o urbano e o rural, vozes jovens e adultas, a elite e as classes menos abastadas, enfim, pluralidades. Para entendermos todo esse processo, recorremos ao conceito de antropofagia, pois ele é de grande valia para a compreensão histórica das fusões entre elementos musicais e poéticos do cancioneiro nacional desde sua gênese. Para análise do termo na contemporaneidade, escolhemos o compositor, músico e produtor Lenine, e seu álbum Na Pressão, de 1999, que demonstra de forma prática e atual a antropofagia musical brasileira.
dc.description.abstractPopular music is a depository of important information about the cultural history, which may reveal social, economics, politics and art aspects of a country. Especially in which concerns the Brazilian popular music genre, where we constantly find past and present in its musical and poetic surroundings, showing continuity and rupture, tradition and late modernity, urban and rural aspects, young and adult voices, the elite and the poorer classes in other words, plurality. In order to understand such process, we use the concept has been of great value to the historical understanding of the mergers between musical and poetic elements of the national song collection since its inception. To analyse the term in contemporary times, we have chosen the work of the Brazilian composer, musician and producer Lenine with focus on his album Na Pressão, 1999, which demonstrates in a practical and current way, Brazilian anthropophagy music.
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenzie
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmúsica popular
dc.subjectantropofagia
dc.subjectcultura brasileira
dc.subjectMPB
dc.subjectLenine
dc.subjectpopular music
dc.subjectanthropophagy
dc.subjectBrazilian culture
dc.subjectMPB
dc.subjectLenine
dc.titleLenine e a música "predatória" brasileira: o conceito de antropofagia musical
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8915984911296976
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4118/Sergio%20Paulo%20de%20Andrade%20Pereira.pdf.jpg
local.contributor.board1Sanchez, Petra Sanchez
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799
local.contributor.board2Mojola, Celso Antonio
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264212879213540
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record