Lenine e a música "predatória" brasileira: o conceito de antropofagia musical

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pereira, Sérgio Paulo de Andrade
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sanchez, Petra Sanchez
Mojola, Celso Antonio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A música popular é um depositário de importantes informações a respeito da história cultural que revela aspectos dos meios social, econômico, político e artístico de um país. Mais especificamente no gênero popular da canção brasileira, encontramos passado e presente constantemente em seu entorno musical e poético, denotando continuidades e rupturas, tradições e modernidade tardia, o urbano e o rural, vozes jovens e adultas, a elite e as classes menos abastadas, enfim, pluralidades. Para entendermos todo esse processo, recorremos ao conceito de antropofagia, pois ele é de grande valia para a compreensão histórica das fusões entre elementos musicais e poéticos do cancioneiro nacional desde sua gênese. Para análise do termo na contemporaneidade, escolhemos o compositor, músico e produtor Lenine, e seu álbum Na Pressão, de 1999, que demonstra de forma prática e atual a antropofagia musical brasileira.
Descrição
Palavras-chave
música popular , antropofagia , cultura brasileira , MPB , Lenine , popular music , anthropophagy , Brazilian culture , MPB , Lenine
Assuntos Scopus
Citação
PEREIRA, Sérgio Paulo de Andrade. Lenine e a música "predatória" brasileira: o conceito de antropofagia musical. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.