Professores de arte dos anos iniciais do ensino fundamental: formação e atuação
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-26
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Regina, Laima Irene Liblik
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Pagotto, Maria Dalva Silva
Pagotto, Maria Dalva Silva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este estudo refere-se à formação e atuação do professor de Arte que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão de pesquisa investigada foi entender como é a preparação deste profissional da Educação para o seu trabalho de sala de aula, como ele aprende e também como ensina. É fundamentado teoricamente nos seguintes autores: Shulman, Mizukami, Ferraz e Fusari, Nóvoa e Gatti. Metodologicamente caracteriza-se por ser um estudo descritivo de natureza quantitativo-qualitativa, sendo quantitativo por meio de questionários enviados através da Internet ou diretamente para as escolas de Ciclo I e qualitativo (entrevistas realizadas em uma segunda etapa, pessoalmente), durante o 1º e 2º semestre de 2012. A questão central, no início da pesquisa era verificar se havia alguma relação direta entre formação inicial e aulas ministradas, e se a resposta fosse positiva, quais relações são significativas, considerando que todos estes professores devem seguir a legislação e os PCN`s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Este primeiro objetivo passou a segundo plano e outras questões, tais como o que é o seu treinamento especifico e pedagógico, ou seja, como dar aulas de Arte , que materiais são mais utilizados e o que o professor faz para se atualizar foram levantadas e respondidas a partir das fontes de coleta de dados. Os principais resultados, a partir dos questionários respondidos com questões abertas e fechadas, referem-se a formação inicial e contínua dos professores, e como eles atuam na sala de aula. A análise das respostas indica que estes 35 profissionais são majoritariamente mulheres, na faixa de 30 a 50 anos e afirmam trabalhar as quatro linguagens, dando menos importância à Dança. Preferem ensinar o que melhor e mais sabem devido à sua formação inicial e que se utilizam dos PCN`s, livros e internet para organizar suas aulas. Gostariam de mais cursos e orientações diretas, sentindo falta das reuniões que costumeiramente aconteciam para atualizações e trocas de experiências. Vários professores parecem misturar afetividade e ensino, esquecendo a função precípua da escola que é apresentar e socializar os saberes construídos historicamente pela humanidade.
Descrição
Palavras-chave
formação de professores , arte , ação docente , teacher education , arts , teacher action
Assuntos Scopus
Citação
REGINA, Laima Irene Liblik. Professores de arte dos anos iniciais do ensino fundamental: formação e atuação. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.