Professores de matemática da educação básica: relações entre literatura e conhecimento profissional

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2012-08-15
Autores
Biazoli, Paulo Henrique Amorim
Orientador
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Romanatto, Mauro Carlos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A dissertação teve como objetivo central conhecer e analisar como professores de Matemática se relacionam com a Literatura e se reconhecem nela algum valor formativo no âmbito pessoal e profissional. De maneira mais específica, o intuito foi conhecer e compreender as causas do posicionamento desses profissionais frente à Literatura e verificar se ela é, efetivamente, e de que forma, indispensável àquele que ensina e, particularmente, aos professores de Matemática. Para buscar tais respostas foram entrevistadas entrevistas semi-estruturadas - seis pessoas ligadas ao ensino e aprendizagem de matemática, sendo seis professores de Matemática e cinco deles ainda estudantes de licenciatura, com experiências variadas no magistério da Educação Básica. A escolha dos participantes foi feita em função do contexto em que estavam inseridos, isto é, professores de matemática que participavam de um fórum de licenciaturas. As pesquisas bibliográficas que alicerçarem o estudo voltaram-se principalmente para Literatura, Processo de Criação e Saberes Docentes. Os resultados revelaram, em alguns casos, a aproximação de professores de Matemática da Literatura, mas também ratificaram um quadro incômodo no que se refere à forma como a Literatura Brasileira foi compreendida e apropriada no cenário educativo ocupado pelos estudantes da Educação Básica que se se formam professores em Universidades. Revelaram, ainda, como as obras literárias são entendidas, valorizadas e utilizadas por professores de Matemática.
Descrição
Palavras-chave
formação cultural e humanística de professores , professor-leitor , saberes docentes , literatura e professores de matemática , criação matemática , criação literária , sabidurías docentes , formación de profesores , formación cultura y humanística , creación matemática , creación literaria , profesor-lector
Citação
BIAZOLI, Paulo Henrique Amorim. Professores de matemática da educação básica: relações entre literatura e conhecimento profissional. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.