Show simple item record

dc.contributor.advisorTancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.authorSilva, Deise Cristina Moreira da
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:23Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:47Z
dc.date.available2013-05-25
dc.date.available2020-05-28T18:10:47Z
dc.date.issued2013-02-20
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24746
dc.description.abstractEsta dissertação examina a existência e a necessidade da matemática na atuação do arquiteto na contemporaneidade e, consequentemente, em sua formação, seja como conteúdo (disciplina acadêmica conhecimento formal dos fundamentos) ou como ferramenta (instrumento uso do conhecimento informal). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa sob dois aspectos, o primeiro refere-se à pesquisa em leis, regulamentações e estudiosos da área; e o outro, à entrevista com arquitetos que formam arquitetos, que nos remete à analise da formação e da atuação do arquiteto nos dois polos verificando, em cada um deles, de que forma a Matemática se faz presente na formação e na atuação do arquiteto. Concomitantemente, faz-se um levantamento a respeito da aprendizagem da Matemática no Brasil no qual se constata o baixo nível do conhecimento (formal e informal) de tal ciência. Os resultados indicam que, para a boa atuação do arquiteto na contemporaneidade se faz necessário conhecer e saber utilizar a Matemática e que, apesar de os alunos ingressarem no curso sem o conhecimento necessário e suficiente, em sua formação de arquiteto essa lacuna nem sempre é preenchida.
dc.description.abstractThis essay examines the existing and the need of mathematics in the work of the contemporary architect as well as in their academic studies, whether as content (academic subject - formal knowledge of the fundamentals) or as a tool (instrument - use of informal knowledge). This is a qualitative study pointing out two aspects: the first refers to research on laws, regulations and scholars; and the other, the interview with architects who teach architects, leads us to the analysis of architect s studies and performance in both ends, verifying in each one how mathematics is present during the studies and performance of the architect. Concurrently, it is a survey about the learning of Mathematics in Brazil, which shows the low level of knowledge (formal and informal) of such science. The results indicate that, for the good performance of the contemporary architect, IT is required to know and use mathematics well and, even though students enroll in the course without the necessary neither the sufficient knowledge in Mathematics, that gap is not always hindering during their studies development.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectarquitetura
dc.subjectmatemática
dc.subjectdocência universitária
dc.subjectaprendizagem da docência
dc.subjectcurrículo do curso de arquitetura
dc.subjectarchitecture
dc.subjectmathematics
dc.subjectuniversity teaching
dc.subjectlearning teaching
dc.subjectcurriculum of architecture
dc.titleArquitetura sem matemática? Formação e atuação do arquiteto na contemporaneidade
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3873629593755556
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4090/Deise%20Cristina%20Moreira%20da%20Silva.pdf.jpg
local.contributor.board1Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481
local.contributor.board2Cunha, Micheline Rizcallah Kanaan da
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2017100572102547
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record