Show simple item record

dc.contributor.advisorTiburi, Marcia Angelita
dc.contributor.authorGarcia, Eduardo de Campos
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:13Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:45Z
dc.date.available2012-05-10
dc.date.available2020-05-28T18:10:45Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.identifier.citationGARCIA, Eduardo de Campos. Deficiência: gênese e crítica de um conceito. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24730
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado tem como objetivo de trabalho desvelar os poderes e saberes envolvidos na formação do conceito, que está em cena, da deficiência. Investigar a palavra deficiência, considerando-a como um objeto fossilizado, e seu uso na história pelos aparelhos ideológicos do estado como escola e cinema. Descrever e analisar como as pessoas relacionam-se com a palavra deficiência na contemporaneidade. Para tanto, toma como referencial teórico, entre outros, Michel Foucault, Vilém Flusser e George Canguilhem. Como conclusão esta dissertação de mestrado aponta que o conceito de deficiência como um valor negativo e sinônimo de déficit tem sua raiz nos saberes e poderes clínicos e judiciário e que alguns aparelhos ideológicos do estado, tais como a escola e o cinema, produzem e reforçam a deficiência como algo negativo. Sobre o modo como algumas pessoas se relacionam com o conceito de deficiência, a pesquisa aponta que cegos, cadeirantes, hidrocefálicos, surdos não se consideram e nem se autodeclaram pessoa com deficiência, muito embora essa marca, pessoa com deficiência, tenha sido colocada em cena pela escola. A dissertação aponta também que na contemporaneidade, alguns professores do estado de São Paulo, embora tragam consigo uma certa dúvida sobre o que é a deficiência e o que ela significa, ainda a consideram um estado negativo de vida e comportamento, uma especialidade a ser resolvida pela medicina.
dc.description.abstractThis Master's thesis work aims to uncover the power and knowledge involved in the formation of the concept, which is on the scene of disability. Investigate the word disability, considering it as a fossilized object, and its use in history by the ideological apparatus of the state as school and cinema. Describe and analyze how people relate to the word disability in contemporary society. Therefore, its theoretical framework, among others, Michel Foucault, Flusser and George Canguilhem. To conclude this dissertation shows that the concept of disability as a negative value and synonymous deficit is rooted in knowledge and clinical and judicial powers and that some ideological apparatus of the state, such as school and film, produce and reinforce the disability as something negative. About how some people relate to the concept of disability, the research shows that the blind, wheelchair, hydrocephalus, and do not consider themselves deaf or disabled person would call themselves, although this brand, person with disabilities has been placed on the scene by the school. The paper also points out that in contemporary times, some teachers in the state of São Paulo, but bring with them a certain doubt about what disability is and what it means, still consider it a negative state of life and behavior, a specialty to be resolved by medicine.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecthistória da anormalidade
dc.subjectarte degenerada
dc.subjecteducação inclusiva
dc.subjecthistory of the abnormality
dc.subjectdegenerate art
dc.subjectinclusive education
dc.titleDeficiência: gênese e crítica de um conceito
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6264617117450444
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521082956062846
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4085/Eduardo%20de%20Campos%20Garcia.pdf.jpg
local.contributor.board1Sanchez, Petra Sanchez
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799
local.contributor.board2Soares, Maria Lucia de Amorim
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578677627431709
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record