Deficiência: gênese e crítica de um conceito
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-12-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Garcia, Eduardo de Campos
Orientador
Tiburi, Marcia Angelita
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sanchez, Petra Sanchez
Soares, Maria Lucia de Amorim
Soares, Maria Lucia de Amorim
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo de trabalho desvelar os poderes e saberes envolvidos na formação do conceito, que está em cena, da deficiência. Investigar a palavra deficiência, considerando-a como um objeto fossilizado, e seu uso na história pelos aparelhos ideológicos do estado como escola e cinema. Descrever e analisar como as pessoas relacionam-se com a palavra deficiência na contemporaneidade. Para tanto, toma como referencial teórico, entre outros, Michel Foucault, Vilém Flusser e George Canguilhem. Como conclusão esta dissertação de mestrado aponta que o conceito de deficiência como um valor negativo e sinônimo de déficit tem sua raiz nos saberes e poderes clínicos e judiciário e que alguns aparelhos ideológicos do estado, tais como a escola e o cinema, produzem e reforçam a deficiência como algo negativo. Sobre o modo como algumas pessoas se relacionam com o conceito de deficiência, a pesquisa aponta que cegos, cadeirantes, hidrocefálicos, surdos não se consideram e nem se autodeclaram pessoa com deficiência, muito embora essa marca, pessoa com deficiência, tenha sido colocada em cena pela escola. A dissertação aponta também que na contemporaneidade, alguns professores do estado de São Paulo, embora tragam consigo uma certa dúvida sobre o que é a deficiência e o que ela significa, ainda a consideram um estado negativo de vida e comportamento, uma especialidade a ser resolvida pela medicina.
Descrição
Palavras-chave
história da anormalidade , arte degenerada , educação inclusiva , history of the abnormality , degenerate art , inclusive education
Assuntos Scopus
Citação
GARCIA, Eduardo de Campos. Deficiência: gênese e crítica de um conceito. 2011. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.