Show simple item record

dc.contributor.advisorTancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.authorMoura, Marina de
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:10Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.available2013-12-14
dc.date.available2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.issued2012-09-13
dc.identifier.citationMOURA, Marina de. A educação de crianças na Revista Infância. 2012. 150 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24585
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as ideias sobre educação de crianças na Revista Infância. Tal revista foi publicada entre os anos de 1935 e 1937 pela Cruzada Pró-Infância, na cidade de São Paulo. Durante os três anos foram publicados 18 números da revista, todos estes compõem o material estudado. As fundadoras da Cruzada Pró-Infância foram senhoras da elite paulistana lideradas por Pérola Byington e Maria Antonieta de Castro. Para realizar a análise de tal material foi utilizado o método descritivo analítico. Verificou-se que o material publicado encontra-se na área da educação não formal e três categorias de análise foram criadas, a saber, Educação para Cidadania, Educação para Sociedade e Educação para Saúde. A Educação para a Saúde foi o principal tema abordado na revista, o que pode ser atribuído ao fato de que o discurso médico higienista permeou as décadas de 1920 e 1930 no Brasil e especialmente na cidade de São Paulo. Dentre esses temas destacam-se hábitos de higiene, puericultura e alimentação infantil. Com relação às outras categorias - Educação para Cidadania, Educação Para Sociedade - a ênfase foi a importância da educação para o futuro do país e os papéis a serem desempenhados pelos indivíduos na sociedade, reforçando a tese de um discurso nacionalista. A análise dos artigos incluídos em cada uma das categorias revelou que os textos publicados na revista Infância eram um retrato da sociedade paulistana da época e refletiam as preocupações presentes na educação das crianças.
dc.description.abstractThis study aims to analyze the ideas on education of children in Revista Infancia. This magazine was published between the years 1935 and 1937 by Cruzada Pró-Infância, in São Paulo. During the three years 18 issues of the magazine were published, all these make up the material studied. The founders of Cruzada Pró-Infância were ladies of the Paulista elite led by Pearl Byington and Maria Antonieta de Castro. To perform the analysis of this material was used descriptive analytic method. It was found that the published material is in the area of non-formal education and three categories of analysis were created, namely, Education for Citizenship, Education for Society and Health Education. Health Education was the main topic discussed in magazine, which can be attributed to the fact that the medical hygienist permeated the 1920s and 1930s in Brazil and especially in São Paulo. Among these themes stand out hygiene, childcare and infant feeding. Regarding other categories - Education for Citizenship, Education for Society - the emphasis was the importance of education for the country's future and the roles to be played by individuals in society, reinforcing the thesis of a nationalist discourse. The analysis of the items included in each category revealed that the texts were published in the journal Infancia were a portrait of paulistana society of the time and reflected the concerns present in children's education.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectRevista Infância
dc.subjecteducação de crianças
dc.subjecteducação para a cidadania
dc.subjecteducação para a sociedade
dc.subjecteducação para a saúde
dc.subjectMagazine Childhood
dc.subjecteducation of children
dc.subjecteducation for citizenship
dc.subjecteducation society, education for health
dc.titleA educação de crianças na Revista Infância
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1563817430330178
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3659/Marina%20de%20Moura.pdf.jpg
local.contributor.board1Ambrogi, Ingrid Hötte
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989
local.contributor.board2Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura
local.contributor.board3Rocha, Heloísa Helena Pimenta
local.contributor.board4Lima, Luís Antônio Gomes de
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9990513381571092
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6033632499538155


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record