Show simple item record

dc.contributor.advisorPeña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.creatorMeister, Izabel Patrícia
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:08Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.available2013-06-14
dc.date.available2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.issued2012-12-06
dc.identifier.citationMEISTER, Izabel Patrícia. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24582
dc.description.abstractThis thesis is inserted in the context of social networks, which is embedded in cyberspace. For the complex nature of the phenomenon investigated, this research takes a multidisciplinary approach as fundamental and works with three guiding principles: knowledge, collective intelligence and complexity. This multidisciplinary look also leads the need for a qualitative approach because is treating a process. The method is virtual ethnographic research that allowed us to observe and track records of social networks chosen: The Colearn Community in Tool Library, the Colearn group and the Filtros Educação & Aprendizagem XXI group, both on Facebook. The investigation in these social networks revealed this predominant social space can be configured as a space of creation and acquisition of knowledge. It indicates that this knowledge is particular in the network. It is constructed from the overlap between the knowledge and collective intelligences that become part of a connection-based process. It calls this phenomenon as weaving because it involves the relationship between convergence and expansion determined by the State of Relevance in addition to interacting agents and contexts. This condition is the main finding of this thesis. The weaving of knowledge in social networks: habitat of collective intelligences reveals a self-perspective from the importance of social networks facing the contemporary knowledge.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectredes sociais
dc.subjectconhecimento
dc.subjectinteligência coletiva
dc.subjectconvergência
dc.subjectexpansão
dc.subjectestado de relevância
dc.subjectsocial networks
dc.subjectknowledge
dc.subjectcollective intelligence
dc.subjectconvergence
dc.subjectexpansion
dc.subjectstate of relevance
dc.titleA tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.description.resumoEsta tese está inserida no contexto das redes sociais, que ganham novos contornos no ciberespaço. Pelo caráter complexo do fenômeno investigado, esta pesquisa toma a perspectiva multidisciplinar como fundamental e trabalha com três eixos norteadores: o conhecimento, a inteligência coletiva e a complexidade. Este olhar multidisciplinar nos leva também à necessidade de uma abordagem qualitativa por tratarmos de um processo. O método é o da pesquisa etnográfica virtual, que nos permitiu observar e acompanhar os registros das redes sociais escolhidas: a Comunidade Colearn na Tool Library, o grupo Colearn e o grupo Filtros Educação & Aprendizagem XXI, ambos no Facebook. A investigação nessas redes sociais revelou que este espaço predominante social pode se configurar como um espaço de criação e aquisição de conhecimento. Indica que neste âmbito o conhecimento é próprio da rede, constituído a partir da imbricação entre o conhecimento e as inteligências coletivas que se tornam parte de um processo baseado em conexão. Chama a este fenômeno de tecitura por envolver, além dos interagentes e os contextos, a relação entre convergência e expansão determinada pelo Estado de Relevância. Esta condição é a principal descoberta desta tese. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas revela uma perspectiva própria da importância das redes sociais frente ao conhecimento contemporâneo.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340922290331025
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3330/Izabel%20Patricia%20Meister.pdf.jpg
local.contributor.board1Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668
local.contributor.board2Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura
local.contributor.board3Azevedo, Wilton Luiz de
local.contributor.board4Oliveira, Lucila Maria Pesce de
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4867232275873194


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record