A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas

View/ Open
Date
2012-12-06Author
Meister, Izabel Patrícia
Advisor
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Referee
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Referee
Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva
Referee
Azevedo, Wilton Luiz de
Referee
Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Metadata
Show full item recordAbstract
This thesis is inserted in the context of social networks, which is embedded in cyberspace. For the complex nature of the phenomenon investigated, this research takes a multidisciplinary approach as fundamental and works with three guiding principles: knowledge, collective intelligence and complexity. This multidisciplinary look also leads the need for a qualitative approach because is treating a process. The method is virtual ethnographic research that allowed us to observe and track records of social networks chosen: The Colearn Community in Tool Library, the Colearn group and the Filtros Educação & Aprendizagem XXI group, both on Facebook. The investigation in these social networks revealed this predominant social space can be configured as a space of creation and acquisition of knowledge. It indicates that this knowledge is particular in the network. It is constructed from the overlap between the knowledge and collective intelligences that become part of a connection-based process. It calls this phenomenon as weaving because it involves the relationship between convergence and expansion determined by the State of Relevance in addition to interacting agents and contexts. This condition is the main finding of this thesis. The weaving of knowledge in social networks: habitat of collective intelligences reveals a self-perspective from the importance of social networks facing the contemporary knowledge.
Summary
Esta tese está inserida no contexto das redes sociais, que ganham novos contornos no ciberespaço. Pelo caráter complexo do fenômeno investigado, esta pesquisa toma a perspectiva multidisciplinar como fundamental e trabalha com três eixos norteadores: o conhecimento, a inteligência coletiva e a complexidade. Este olhar multidisciplinar nos leva também à necessidade de uma abordagem qualitativa por tratarmos de um processo. O método é o da pesquisa etnográfica virtual, que nos permitiu observar e acompanhar os registros das redes sociais escolhidas: a Comunidade Colearn na Tool Library, o grupo Colearn e o grupo Filtros Educação & Aprendizagem XXI, ambos no Facebook. A investigação nessas redes sociais revelou que este espaço predominante social pode se configurar como um espaço de criação e aquisição de conhecimento. Indica que neste âmbito o conhecimento é próprio da rede, constituído a partir da imbricação entre o conhecimento e as inteligências coletivas que se tornam parte de um processo baseado em conexão. Chama a este fenômeno de tecitura por envolver, além dos interagentes e os contextos, a relação entre convergência e expansão determinada pelo Estado de Relevância. Esta condição é a principal descoberta desta tese. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas revela uma perspectiva própria da importância das redes sociais frente ao conhecimento contemporâneo.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Citation
MEISTER, Izabel Patrícia. A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.