Retenção ou Evasão : a grande questão social das instituições de ensino superior

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-02-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Argemiro Severiano da
Orientador
Pierdoná, Zélia Luiza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Duarte, Clarice Seixas
Castilho, Ricardo dos Santos
Programa
Direito Político e Econômico
Resumo
Segundo a CF/1988 a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família e que deverá ser realizada em colaboração com a sociedade, a fim de promover o desenvolvimento pleno da pessoa, sua capacidade para o exercício da cidadania e sua participação para o trabalho. Com o crescimento desenfreado do número de instituições de ensino superior privadas, o foco principal passou a ser a gestão administrativo-financeira, mas, quase nada foi feito para reformular a gestão ensino-aprendizagem, aplicando uma metodologia ultrapassada que não atende as necessidades do alunado. Além disso, as instituições de ensino superior não tinham (e muitas ainda não têm) infraestrutura e preparo adequados para atender a essas necessidades, resultando no crescimento do número de evasão escolar. Foi somente em 2010 que algumas IES passaram a se preocupar com os índices de evasão (ou retenção) dos seus alunos, desenvolvendo políticas para melhorar a qualidade dos seus serviços e buscando reter os seus discentes até a conclusão do curso. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar os aspectos que se sobressaem no tocante à evasão, além de averiguar as políticas estabelecidas pelo Estado e pelas IES voltadas ao acesso e a permanência do aluno no ensino superior. A metodologia aplicada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos e sites da Internet, tanto do Brasil, como dos Estados Unidos, entre outros. Foi utilizado também o conhecimento adquirido pelo autor deste estudo na análise e no acompanhamento dos casos de evasão escolar. Neste trabalho, pode-se concluir que existem inúmeros fatores que causam a evasão escolar: problemas financeiros; baixa qualidade de ensino; metodologias de ensino ultrapassadas, pouco interessantes e de baixa qualidade; estrutura educacional básica deficiente; IES não preocupadas em analisar esses fatores e procurar redirecionar escolhas dos alunos que não se adaptam ao curso. Quanto às políticas de acesso e permanência dos alunos no ensino superior, algumas medidas foram adotadas pelo Estado e que têm obtido relativo sucesso nesse sentido. Outras também estão sendo aplicadas pelas IES, mas é possível verificar que ainda há muito a ser feito para diminuir os índices de evasão.
Descrição
Palavras-chave
evasão escolar , retenção , políticas , educação , ensino , school dropout , retention , policies , education , teaching
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Argemiro Severiano da. Retenção ou Evasão : a grande questão social das instituições de ensino superior. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.