O efeito do domínio de aprendizagem no desempenho mediado pela capacidade de absorção individual : aplicação em uma Big Four

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-07-29
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Paula, Joyce Boechat Henrique de
Orientador
Popadiuk, Silvio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Perez, Gilbert
Muniz Junior, Jorge
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Baseado nas trocas de conhecimento presentes no cotidiano de uma Big Four, o estudo tem como objetivo mensurar os efeitos do domínio de aprendizagem no desempenho dos funcionários de uma empresa de auditoria e consultoria, quando mediado pela capacidade de absorção do conhecimento de cada um. Com base na taxonomia de Bloom para analisar domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor), o trabalho traz contribuições por relacionar o construto e trazer novas perspectivas no âmbito organizacional. Optou-se por pesquisar capacidade de absorção (ACAP) no nível individual, tendo em vista uma menor concentração dessa abordagem nas bases teóricas. Constatou-se que a capacidade de absorção individual, considerando suas dimensões (aquisição, assimilação, transformação e explotação) tem um papel mediador entre domínio de aprendizagem e desempenho. A pesquisa é quantitativa, exploratória-descritiva, e foi aplicada em 103 funcionários de uma empresa multinacional de auditoria e consultoria em São Paulo. O contexto foi escolhido devido a recorrência de transferência de novos conhecimentos, tendo em vista que os funcionários são os principais ativos do conhecimento nas rotinas diárias. Foi feita análise dos indicadores de cada dimensão relacionada às diferentes variáveis e também as análises do modelo de mensuração e estrutural. Além disso, confirmou-se a principal hipótese: ACAP apresentou efeitos positivos no desempenho, e com isso, media a relação das variáveis domínio de aprendizagem e desempenho. Como contribuições práticas, destaca-se a relevância da capacidade de absorção individual nas rotinas organizacionais e sua combinação com os domínios de aprendizagem para alcançar melhor desempenho.
Descrição
Palavras-chave
capacidade de absorção individual , domínio de aprendizagem , desempenho individual
Assuntos Scopus
Citação
PAULA, Joyce Boechat Henrique de. O efeito do domínio de aprendizagem no desempenho mediado pela capacidade de absorção individual : aplicação em uma Big Four. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.