Fatores organizacionais internos que influenciam a adoção da gamificação como inovação: um estudo de caso
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-08-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Damin, Fabiano
Orientador
Perez, Gilberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Cappellozza, Alexandre
Cappellozza, Alexandre
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este projeto de pesquisa objetivou verificar os fatores internos de uma organização que podem influenciar a adoção da gamificação como uma ferramenta inovadora, em uma empresa de desenvolvimento de softwares. Foi apresentado um referencial teórico envolvendo inovação, em que é dado enfoque na inovação em processos, na teoria de difusão da inovação, em que são apresentados os fatores internos identificados por vários autores e a gamificação como ferramenta inovadora. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, na qual realizou-se um estudo de caso a partir de entrevistas em profundidade, com roteiro estruturado e previamente elaborado, para coleta de dados e posteriormente análise em profundidade. As entrevistas foram realizadas com seis líderes de times de produção de uma fábrica de softwares de Foz do Iguaçu-PR entre abril e maio de 2017, sendo a análise dos dados realizada com a técnica da Análise de Conteúdo. Com os resultados obtidos foi possível detectar a presença de sete fatores internos organizacionais propostos pela teoria, para os quais foram criadas as seguintes Categorias: C3: A Decisão pela Inovação; C4: Natureza dos Canais de Comunicação; C5: Natureza do Sistema Social; C6: Atuação do Agente de Mudança; C7: O Processo Participativo; C8: O Preparo do Ambiente para Mudança; e C9: A Estrutura Organizacional. Também foram identificadas outras duas Categorias relacionadas a percepção que os entrevistados tiveram da gamificação, sendo elas: C1: Motivação e Benefícios Obtidos com a Inovação; e C2: Foco na Produtividade.
Descrição
Palavras-chave
inovação , inovação em processos , teoria de difusão , fatores internos , gamificação
Assuntos Scopus
Citação
DAMIN, Fabiano. Fatores organizacionais internos que influenciam a adoção da gamificação como inovação: um estudo de caso. 2017. 100 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .