Show simple item record

dc.creatorDalpino, Marcelo Romeu
dc.date.accessioned2018-02-22T13:25:05Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:28Z
dc.date.available2020-05-28T18:04:28Z
dc.date.issued2017-08-14
dc.identifier.citationDALPINO, Marcelo Romeu. Colaboração, interação e poder: um estudo da aprendizagem no local de trabalho à luz da análise do discurso. 2017. 116 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23623
dc.description.abstractThe current post-modern condition adds new value to the individual’s capacities to act collectively in society. The organizations have demanded each time more from workers a fast learning in the workplace. This context motivates the individuals to search for distinct forms to problem solving and the executions of new tasks, hence taking them to learn by the interactions and collaboration within the workplace. This qualitative survey, supported by an interpretative epistemology, aimed at comprehending the learning process by the subjects’ interactions in the workplace as well as their power relations throughout the collaborative learning in the light of the Discourse Analysis. More specifically, the aim was: (a) to capture the subjects’ discursive practices in the workplace in order to understand how their learning takes place in their interactions; (b) to observe the subjects’ interactions and interpret the learning generated from their discourse; and (c) to comprehend their power relations which occur throughout their collaborative and informal learning. The theoretical background relates the literature on the Social Learning by Elkjær (2001, 2003, 2004, 2008), Workplace Learning by Marsick e Watkins (1999), Lave e Wenger (2005), Collaborative Learning and Interaction by Dillenbourg (1995, 1995, 1999) and Illeris (2004, 2013, 2015) with the power relations theory by Foucault (1982, 2008) and Bourdieu (1983, 2001) in order to comprehend the learning process by the interaction, collaboration and the power relations. The data construction was held by the non-participant observations of the interactions of five subjects in their workplace for a five-month-period. The data collected were analyzed in the light of the French Discourse Analysis proposed by Maingueneau (1991, 1997, 2002, 2007, 2008a, 2008b, 2010, 2014). The analysis revealed that the collaboration throughout the workplace learning started from a practical need from the individuals and it also revealed the search for symbolic power thorough the subjects’ discourse practices in order to determine what could and should be learned in that given workplace.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectcolaboraçãopor
dc.subjectinteraçãopor
dc.subjectpoderpor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.titleColaboração, interação e poder: um estudo da aprendizagem no local de trabalho à luz da análise do discursopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoA atual condição pós-moderna revalorizou as capacidades dos indivíduos para atuarem coletivamente na sociedade. As organizações demandam cada vez mais dos trabalhadores a aprendizagem rápida no ambiente de trabalho. Esse contexto motiva os indivíduos a buscarem formas distintas para a resolução de problemas e execução de tarefas novas, levando-os assim a aprenderem por meio da interação e colaboração no local de trabalho. Esta pesquisa qualitativa, apoiada numa postura epistemológica interpretativa, buscou compreender o processo de aprendizagem por meio da interação entre sujeitos no local de trabalho e suas relações de poder durante a aprendizagem colaborativa à luz da Análise do Discurso. Mais especificamente, os objetivos específicos foram: (a) captar as práticas discursivas dos sujeitos em seu local de trabalho a fim de entender como as aprendizagens ocorrem na interação entre eles; (b) observar as interações entre os pares e interpretar as aprendizagens geradas a partir do discurso; e (c) compreender as relações de poder que ocorrem durante a aprendizagem informal e colaborativa. O referencial teórico articula a literatura sobre Aprendizagem Social de Elkjær (2001, 2003, 2004, 2008), Aprendizagem no Local de Trabalho de Marsick e Watkins (1999), Lave e Wenger (2005), Aprendizagem Colaborativa e Interação de Dillenbourg (1995, 1995, 1999) e Illeris (2004, 2013, 2015) com a teoria das relações de poder de Foucault (1982, 2008) e Bourdieu (1983, 2001) para então compreender o processo de aprendizagem por meio da interação, colaboração e as relações de poder que ocorrem. A construção dos dados foi realizada por meio da observação não-participante das interações de cinco sujeitos em uma empresa multinacional no setor de tecnologia. As observações duraram por um período de cinco meses. As informações coletadas foram analisadas à luz da Análise de Discurso de linha francesa, proposta por Maingueneau (1991, 1997, 2002, 2007, 2008a, 2008b, 2010, 2014). As análises evidenciaram que a colaboração durante a prendizagem no local de trabalho iniciavam a partir das necessidades práticas dos indivíduos e também revelaram a busca por poder simbólico durante as trocas discursivas entre os sujeitos da pesquisa a fim de determinar o que poderia e deveria ser aprendido naquele determinado local de trabalho.por
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6954959948836124por
dc.contributor.advisor1Bido, Diógenes de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086por
dc.contributor.referee1Ferreira, Jorge Flavio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1699925535812155por
dc.contributor.referee2Lima, Manolita Correia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2459736389445526por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15640/MARCELO%20ROMEU%20DALPINO.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3437/5/MARCELO%20ROMEU%20DALPINO.pdf
dc.keywordscollaborationeng
dc.keywordsinteractioneng
dc.keywordssymbolic powereng
dc.keywordslearningeng
dc.keywordsdiscourse analysiseng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto