Valores individuais e valores organizacionais: uma contribuição para o estudo de congruências

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2006-09-14
Autores
Pereira, Edson Luiz
Orientador
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as congruências entre os Valores Individuais e os Valores Organizacionais, com o propósito de verificar diferenças entre subunidades da organização. De forma diversa dos estudos de P-O Fit que avaliam as congruências por meio de um único instrumento para a avaliação dos Valores Pessoais e Valores Organizacionais, esta pesquisa acrescentou à análise o sistema de Valores Relativos ao Trabalho e a hierarquia. Três instrumentos validados para a cultura brasileira foram utilizados para a mensuração de valores (EVP Escala de Valores Pessoais, EVT Escala de Valores Relativos ao Trabalho e IPVO Inventário de Perfis de Valores Organizacionais), todos baseados na Teoria Geral de Valores. Este trabalho caracterizou-se por uma pesquisa descritiva, e utilizou metodologia quantitativa. Os dados foram coletados mediante questionário fechado a uma amostra de 397 sujeitos, subdivididos em três subunidades de uma organização de serviços. Os resultados evidenciaram que as congruências variam de acordo com a subunidade e que os Valores Relativos ao Trabalho permitem a identificação de um maior número de relações de congruências positivas ou negativas.
Descrição
Palavras-chave
valores pessoais , valores relativos ao trabalho , valores organizacionais , congruência , personal values , work values , organizational values , P-O fit.
Citação
PEREIRA, Edson Luiz. Valores individuais e valores organizacionais: uma contribuição para o estudo de congruências. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.