Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
    • Dissertações
    • Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
    • Dissertações
    • Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    O transbordo como mediador na relação entre roteirização e agregação de valor logístico no setor siderúrgico do Brasil

    Thumbnail
    View/Open
    Edilson Ramos Dias.pdf (1.909Mb)
    Date
    2015-08-10
    Author
    Dias, Edilson Ramos
    Advisor
    Moori, Roberto Giro
    Referee
    Zilber, Moisés Ari
    Referee
    Camargo Junior, Alceu Salles
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O mercado de siderurgia no Brasil está entre os setores econômicos mais importantes, em função da geração de empregos e participação no PIB. Os produtos de siderurgia voltados ao mercado de construção civil são os aços longos, como o perfil e o ferro de construção, sendo este o tema deste trabalho, o qual é comercializado nos comprimentos de 6 ou 12 metros e transportado predominantemente por via terrestre, portanto requer veículo especial para este transporte. As usinas fabricantes e as distribuidoras são as empresas que comercializam estes produtos e para efetivar suas vendas são necessários os processos de roteirização e transbordo, uma vez que os veículos normalmente fazem de 4 a 8 entregas por vez, ou seja, tem um roteiro pré-determinado a fazer, e requerem equipamentos de carga, descarga e armazenagem. As empresas não observam de maneira clara esta relação entre roteirização e transbordo, e se esta relação resulta em agregação de valor logístico, pois não existem publicações com os 3 temas em conjunto. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi de descrever os impactos do processo de transbordo na relação roteirização e agregação de valor logístico. Para tanto, foi aplicada pesquisa qualitativa exploratória, com 3 entrevistas em profundidade, e posteriormente pesquisa quantitativa descritiva, com aplicação de questionário com escala Likert de 6 pontos onde obteve-se 74 respondentes. Os dados qualitativos foram tratados com base em técnicas de categorização e identificação de unidades de significado, por sua vez, os dados quantitativos foram submetidos a análises fatoriais exploratória e confirmatória. Os resultados revelaram que o transbordo não faz a mediação desta relação. Conclui-se que existe um desafio na Logística em discutir a roteirização e o transbordo juntos, pois estes processos são subsequentes e, segundo resultado desta pesquisa, não estão relacionados.
     
    The steel market in Brazil is one of the most important economic sectors in terms of job creation and contribution to GDP (Gross Domestic Product). The steel products directed to the construction market are the long steel products, such as section and construction s iron, which is the theme of this project, this one being sold in lengths of 6 or 12 meters and transported mainly by road, so it requires special vehicle for transport. The manufacturers and distributors are the companies that market these products and to concretize their sales are necessary routing and transshipment process, since the vehicles can transport 4 to 8 supplies a time, in other words, it has a predetermined script to perform, and require loading equipment, unloading and storage. Companies do not observe clearly this relationship between routing and transshipment, and if this relation results in logistics adding value, because there are no publications on the 3 subjects together. In this context, the aim of this study was to describe the impact of the transshipment process in relation to routing and logistics adding value. To this end, exploratory qualitative research was applied, with 3 in-depth interviews, and later a descriptive quantitative research containing a questionnaire with Likert scale of 6 points which were obtained 74 respondents. Qualitative data were analyzed based on categorization techniques and identification of units of meaning, in turn, quantitative data submitted exploratory and confirmatory factor analysis. The results showed that the transshipment does not mediate this relationship. It concludes that there is a challenge in logistics to discuss the routing and transshipment together, because these processes are subsequent and according to the result of this project, are not related.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
    Citation
    DIAS, Edilson Ramos. O transbordo como mediador na relação entre roteirização e agregação de valor logístico no setor siderúrgico do Brasil. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23489
    Collections
    • Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis [419]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace