Uso de tecnologias educacionais e desenvolvimento de capacidades dinâmicas: um estudo exploratório em uma instituição de ensino fundamental e médio

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-08-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Luciano Augusto Pereira dos
Orientador
Meirelles, Dimária Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Thomaz, Jose Carlos
May, Marcia Ramos
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral compreender a relação entre o uso de tecnologias educacionais (TEs) e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas (CDs) em termos das capacidades de sentir o ambiente, aprender, integrar e coordenar novas tecnologias nas capacidades operacionais de uma instituição de ensino fundamental e médio (IEFM), a partir das mudanças nas competências dos agentes; e de como tais mudanças podem se refletir em novas competências da organização, no sentido de oferecer mais e melhores serviços. A consecução desses objetivos deu-se a partir da teoria de capacidades dinâmicas e da visão da tecnologia na prática. De um lado, a teoria de capacidades dinâmicas reconhece a importância das organizações em reagir, incorporar e se beneficiar, ao longo do tempo, do dinamismo de seu ambiente para criar e manter sua vantagem competitiva por meio de mudanças nas suas rotinas, de seus processos e de outras capacidades por meio das quais as organizações atingem novas configurações de competências e de recursos. De outro, a visão da tecnologia na prática permite analisar o processo de mudança destas capacidades por meio da interação recorrente entre agentes e artefatos possibilitando que novas estruturas emerjam. A análise do desenvolvimento das capacidades dinâmicas em TEs na IEFM estudada foi fundamentada em um modelo de mensuração de CDs que identifica um conjunto de capacidades - sentir o ambiente, aprender, integrar e coordenar -, capazes de reconfigurar as capacidades operacionais já existentes em uma organização de novas maneiras e que se ajustam melhor ao ambiente. A metodologia adotada foi baseada na abordagem de processos, para buscar uma descrição da trajetória da organização, do ponto de vista do processo de uso da tecnologia e do desenvolvimento de sua competência tecnológica. A estratégia de pesquisa deu-se a partir do paradigma interpretativista, do método qualitativo e descritivo-exploratório, cuja orientação essencial é interpretação de um fenômeno social a partir de um estudo de caso, tendo como técnica de análise a análise narrativa.
Descrição
Palavras-chave
capacidades dinâmicas , competência tecnológica , tecnologias educacionais , tecnologia na prática , competência na prática , instituição de ensino fundamental e médio , serviço mediado por tecnologia , dynamic capabilities , technological competence , educational technology , technology in practice , competence in practice , elementary and secondary education institution , service mediated by technology
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Luciano Augusto Pereira dos. Uso de tecnologias educacionais e desenvolvimento de capacidades dinâmicas: um estudo exploratório em uma instituição de ensino fundamental e médio. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.