Uso de tecnologias educacionais e desenvolvimento de capacidades dinâmicas: um estudo exploratório em uma instituição de ensino fundamental e médio
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-08-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Luciano Augusto Pereira dos
Orientador
Meirelles, Dimária Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Thomaz, Jose Carlos
May, Marcia Ramos
May, Marcia Ramos
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral compreender a relação entre o uso de tecnologias educacionais (TEs) e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas (CDs) em termos das capacidades de sentir o ambiente, aprender, integrar e coordenar novas tecnologias nas capacidades operacionais de uma instituição de ensino fundamental e médio (IEFM), a partir das mudanças nas competências dos agentes; e de como tais mudanças podem se refletir em novas competências da organização, no sentido de oferecer mais e melhores serviços. A consecução desses objetivos deu-se a partir da teoria de capacidades dinâmicas e da visão da tecnologia na prática. De um lado, a teoria de capacidades dinâmicas reconhece a importância das organizações em reagir, incorporar e se beneficiar, ao longo do tempo, do dinamismo de seu ambiente para criar e manter sua vantagem competitiva por meio de mudanças nas suas rotinas, de seus processos e de outras capacidades por meio das quais as organizações atingem novas configurações de competências e de recursos. De outro, a visão da tecnologia na prática permite analisar o processo de mudança destas capacidades por meio da interação recorrente entre agentes e artefatos possibilitando que novas estruturas emerjam. A análise do desenvolvimento das capacidades dinâmicas em TEs na IEFM estudada foi fundamentada em um modelo de mensuração de CDs que identifica um conjunto de capacidades - sentir o ambiente, aprender, integrar e coordenar -, capazes de reconfigurar as capacidades operacionais já existentes em uma organização de novas maneiras e que se ajustam melhor ao ambiente. A metodologia adotada foi baseada na abordagem de processos, para buscar uma descrição da trajetória da organização, do ponto de vista do processo de uso da tecnologia e do desenvolvimento de sua competência tecnológica. A estratégia de pesquisa deu-se a partir do paradigma interpretativista, do método qualitativo e descritivo-exploratório, cuja orientação essencial é interpretação de um fenômeno social a partir de um estudo de caso, tendo como técnica de análise a análise narrativa.
Descrição
Palavras-chave
capacidades dinâmicas , competência tecnológica , tecnologias educacionais , tecnologia na prática , competência na prática , instituição de ensino fundamental e médio , serviço mediado por tecnologia , dynamic capabilities , technological competence , educational technology , technology in practice , competence in practice , elementary and secondary education institution , service mediated by technology
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Luciano Augusto Pereira dos. Uso de tecnologias educacionais e desenvolvimento de capacidades dinâmicas: um estudo exploratório em uma instituição de ensino fundamental e médio. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.