Compreendendo a dinâmica de inclusão e/ou exclusão de alunos bolsistas do ProUni

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-11-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Aranha Neto, Marineide de Oliveira
Orientador
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bertolin, Patrícia Tuma Martins
Saraiva, Luiz Alex Silva
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O ProUni é uma política pública federal e desde que foi institucionalizado, em janeiro de 2005, tem concedido bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Tendo o Programa como objeto de estudo, o objetivo geral deste trabalho foi o de compreender a dinâmica de inclusão e/ou exclusão do bolsista ProUni no espaço acadêmico. De modo específicos buscou-se (a) entender as condições socioeconômicas do aluno prounista; (b) investigar a existência de estereótipos, preconceitos e discriminação na inclusão/exclusão dos alunos prounistas; (c) verificar as dimensões de diversidade nas quais os alunos prounistas se reconhecem e são reconhecidos; (d) identificar as estratégias utilizadas por esses alunos para serem inseridos no grupo; (e) verificar as percepções do professor acerca dessa dinâmica de inclusão/exclusão e (f) analisar o papel dos professores junto aos alunos prounistas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa básica do tipo descritiva, tendo como sujeitos de pesquisa doze alunos bolsistas do ProUni, seis alunos não prounistas e quatro professores do curso de Direito de uma mesma universidade da cidade de São Paulo. Optou-se pela utilização de entrevistas semiestruturadas e pelo método de análise de conteúdo, sob a perspectiva qualitativa, conforme proposto por Bardin (2007). A partir análise das entrevistas emergiram dez categorias: (1) Importância e impacto do ProUni e da IES; (2) Quem são eles; (3) Quem eles dizem que são; (4) Obstáculos do caminho; (5) Relações interpessoais; (6) Nós e Eles; (7) Manifestações intergrupais; (8) Experiência de inclusão, (9) Experiência de exclusão e (10) Professor um agente. Em função das dissimilaridades percebidas, esses alunos prounistas tornam-se vítimas de preconceito e discriminação, manifestos principalmente quando da formação de grupos de trabalho. Os resultados indicaram que as ocorrências de comportamentos desfavoráveis a um sentimento de inclusão por parte dos alunos não prounistas são mais comuns do que manifestações de comportamentos inclusivos. A autoinclusão tem sido uma estratégia de inclusão adotada pelos alunos prounistas, sendo as características pessoais fatores importantes para percepção de pertencimento ao grupo. Por meio do desempenho superior, esses alunos conseguem destacarem-se, alcançar posições de prestígio, mobilidade e inclusão social.
Descrição
Palavras-chave
ProUni , diversidade , inclusão , identidade social , preconceito , ProUni , diversity , inclusion , social identity , prejudice
Assuntos Scopus
Citação
ARANHA NETO, Marineide de Oliveira. Compreendendo a dinâmica de inclusão e/ou exclusão de alunos bolsistas do ProUni. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.