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dc.creatorSilva, Márcio Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:16Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:03Z
dc.date.available2014-12-11pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:04:03Z
dc.date.issued2014-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23464
dc.description.abstractThis study aims to understand the process of learning the skills of sales managers in the pharmaceutical segment to the performance of their duties. The choice to study this particular segment is due to the specificity of their work since, unlike the vast majority of managers, the sales manager works in a foreign environment (extern ambient), ie, without access to the company's office or physical resources. Moreover, few studies discuss the topic in the context and specificity of the pharmaceutical industry. This is a qualitative study that used as data construction strategy semistructured interviews conducted with 12 sales managers of the national and multinational pharmaceutical industry: four primary care business managers, four managers of the hospital business and four managers of government business. To discuss formal, informal and experiential learning, the studies of Watkins and Marsick (1992) and Kolb (1984) were used, and to address skills, above all, the holistic models of Cheetham and Chivers (1998), Le Boterf (2003) and Zarifian (2001) were considered to contextualize the world of the work sales manager in the pharmaceutical industry. The results show that the process of learning the skills of the sales manager occurs more significantly in informal learning experiences in everyday life. The managers barely went through formal learning experiences that were helpful to them in the transition process in career after promotion. Considering the model of Cheetham and Chivers, the four dimensions of competency: cognitive, functional, behavioral and values/ethics were observed, the latter two with significant relevance, due to the strengthening of the political code of conduct of the pharmaceutical industry in recent years.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectindústria farmacêuticapor
dc.subjectgerente de vendaspor
dc.subjectskillseng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectpharmaceutical industryeng
dc.subjectsales managereng
dc.titleAprendizagem das competências dos gerentes de vendas da indústria farmacêuticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem das competências dos gerentes de vendas do segmento farmacêutico para o desempenho das suas funções. A opção por estudar esse segmento se deve à especificidade da sua atividade profissional, dado que, ao contrário da grande maioria dos gestores, o gerente de vendas trabalha em um ambiente externo, ou seja, sem acesso aos recursos físicos da empresa ou escritório. Além disso, poucos estudos versam sobre o tema no contexto da indústria farmacêutica. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como estratégia de construção de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 gerentes de vendas da indústria farmacêutica nacional e multinacional: quatro gerentes do negócio primary care, quatro gerentes do negócio hospitalar e quatro gerentes do negócio de governo. Para discutir aprendizagem formal, informal e experiencial recorre-se aos estudos de Watkins e Marsick (1992) e Kolb (1984), para tratar de competências considerou-se, sobretudo, o modelo holístico de Cheetham e Chivers (1998), bem como Le Boterf (2007) e Zarifian (2001) para contextualizar o universo de trabalho do gerente de vendas da indústria farmacêutica. Os resultados demonstraram que o processo de aprendizagem das competências do gerente de vendas ocorreu de forma mais significativa pela aprendizagem informal em experiências vividas no dia a dia. Os gestores pouco passaram por experiências de aprendizagem formais que os ajudassem no processo de transição na carreira quando foram promovidos. Considerando o modelo de Cheetham e Chivers, as quatro dimensões da competência: cognitiva, funcional, comportamental e valores/ética foram observadas, estas duas últimas com significativa relevância, em virtude do fortalecimento das políticas de código de conduta da indústria farmacêutica dos últimos anos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572286035939005por
dc.contributor.advisor1Brunstein, Janettept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568710701792092por
dc.contributor.referee1Bido, Diógenes de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea Leitept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860756897513148por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2773/Marcio%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/635/1/Marcio%20Pereira%20da%20Silva.pdf


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