Aprendizagem das competências dos gerentes de vendas da indústria farmacêutica
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Márcio Pereira da
Orientador
Brunstein, Janette
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Rodrigues, Andrea Leite
Rodrigues, Andrea Leite
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem das competências dos gerentes de vendas do segmento farmacêutico para o desempenho das suas funções. A opção por estudar esse segmento se deve à especificidade da sua atividade profissional, dado que, ao contrário da grande maioria dos gestores, o gerente de vendas trabalha em um ambiente externo, ou seja, sem acesso aos recursos físicos da empresa ou escritório. Além disso, poucos estudos versam sobre o tema no contexto da indústria farmacêutica. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como estratégia de construção de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 gerentes de vendas da indústria farmacêutica nacional e multinacional: quatro gerentes do negócio primary care, quatro gerentes do negócio hospitalar e quatro gerentes do negócio de governo. Para discutir aprendizagem formal, informal e experiencial recorre-se aos estudos de Watkins e Marsick (1992) e Kolb (1984), para tratar de competências considerou-se, sobretudo, o modelo holístico de Cheetham e Chivers (1998), bem como Le Boterf (2007) e Zarifian (2001) para contextualizar o universo de trabalho do gerente de vendas da indústria farmacêutica. Os resultados demonstraram que o processo de aprendizagem das competências do gerente de vendas ocorreu de forma mais significativa pela aprendizagem informal em experiências vividas no dia a dia. Os gestores pouco passaram por experiências de aprendizagem formais que os ajudassem no processo de transição na carreira quando foram promovidos. Considerando o modelo de Cheetham e Chivers, as quatro dimensões da competência: cognitiva, funcional, comportamental e valores/ética foram observadas, estas duas últimas com significativa relevância, em virtude do fortalecimento das políticas de código de conduta da indústria farmacêutica dos últimos anos.
Descrição
Palavras-chave
competências , aprendizagem , indústria farmacêutica , gerente de vendas , skills , learning , pharmaceutical industry , sales manager