Aprendizagem formal e informal dos funcionários administrativos de uma instituição educacional

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2013-02-06
Autores
Maluli, Lidiane Mendes
Orientador
Godoy, Arilda Schmidt
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Silva, Dirceu da
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este estudo procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais atividades de aprendizagem estão presentes entre os funcionários administrativos de uma instituição educacional? Teve como objetivos: (i) identificar e analisar quais atividades de trabalho, tanto formais quanto informais, propiciam aprendizagem entre os funcionários administrativos de uma instituição de ensino; e (ii) analisar as atividades de aprendizagem, formais e informais, examinando-se os fatores que facilitam e os obstáculos que influenciam a aquisição de conhecimento. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo por meio de uma pesquisa quantitativa conduzida a partir de um levantamento (survey). A coleta de dados, realizada com os funcionários administrativos, envolveu o preenchimento de um formulário de pesquisa oriundo do estudo de Slater (2004) e adaptado para este trabalho. Os resultados encontrados foram explorados com base em ferramentas estatísticas (Excel, SPSS e SmartPLS), que propiciaram a execução da análise fatorial confirmatória (a partir dos resultados do pré-teste e da coleta final). Os resultados identificaram que os funcionários aprendem mais por meio de atividades de aprendizagem informal e em especial ao executar seu próprio trabalho, interagir com outros funcionários/alunos e pela comunicação pessoal entre eles. As atividades execução do próprio trabalho e interação com outros funcionários/alunos foram apontadas como as mais importantes para os funcionários administrativos que participaram da pesquisa. O fator aprendizagem individual é o que mais influencia a existência de aprendizagem informal na Instituição Educação e foi responsável por 49% do resultado da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem organizacional , aprendizagem informal , ambiente de trabalho , aprendizagem individual , organizational learning , informal learning , work environment , private learning
Citação
MALULI, Lidiane Mendes. Aprendizagem formal e informal dos funcionários administrativos de uma instituição educacional. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.