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dc.contributor.advisorMeirelles, Dimária Silva e
dc.contributor.authorBraga, Ana Carolina Simões
dc.date.accessioned2016-03-15T19:25:49Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:03:51Z
dc.date.available2012-06-02
dc.date.available2020-05-28T18:03:51Z
dc.date.issued2012-02-09
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23393
dc.description.abstractAs legislações ambientais podem exercer impactos no modelo de negócios das empresas na indústria de pneumáticos no Brasil, por meio da obrigatoriedade no desenvolvimento e implementação da logística reversa. Em face desse contexto, este estudo tem por objetivo entender como as empresas na indústria de pneumáticos desenvolveram e implementaram a logística reversa e quais foram os impactos em seu modelo de negócios. Um dos componentes fundamentais de um modelo é a cadeia de valor, na medida em que é a base para a manutenção e/ou aquisição da vantagem competitiva, visando a criar valor tanto para a empresa e seus stakeholders quanto para o mercado consumidor. No caso específico da logística reversa, a cadeia de valor ultrapassa as fronteiras da empresa, estendendo à jusante da cadeia. Para tanto, foi adotada uma pesquisa baseada no método coleta de dados tipo qualitativo, com a estratégia do estudo de caso. Notadamente, o estudo analisou a cadeia de valor da empresa foco, contemplando desde a fabricante, a revendedora oficial até a empresa responsável pelo gerenciamento de resíduos, além da jusante da cadeia de valor de sua concorrente. Vale destacar, que, a empresa foco deste estudo é considerada a quinta maior do mundo em faturamento na indústria de pneumáticos. O resultado da análise demonstrou, que,as mudanças no modelo de negócios das fabricantes foi por meio da reconfiguração de sua cadeia de valor, mais especificamente, a extensão da cadeia à jusante, além da criação de uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de monitorar e gerenciar os fluxos reversos. De fato, evidenciou que, a inovação no modelo de negócios da empresa é fortemente baseada em redes de colaborações externas, com o objetivo de atender tanto as legislações ambientais quanto aos aspectos econômicos da organização. Ainda, as mudanças no modelo de negócios de seus revendedores são mais aparentes, fato que, pode ser observado por meio da inclusão das atividades da logística reversa em sua configuração de valor.
dc.description.abstractEnvironmental laws may impacts the business model of companies in the tire industry in Brazil, through the requirement in the development and implementation of reverse logistics.Given this context, this study aims to understand how companies in the tire industry developed and implemented a reverse logistics, and what were the impacts on their business model. A key components of a business model is the value chain, in extent that is the basis for the maintenance and / or acquisition of competitive advantage, in order to create value for both the company and its stakeholders and for the consumer market. In the specific case of reverse logistics, value chain beyond the boundaries of the firm, extending downstream chain.For both, was adopted a survey method based on qualitative data collection with the strategy of the case study. Notably, the study analyzes the value chain of the company focus,contemplating from the manufacturer, the official dealer until the company responsible for waste management, beyond the downstream value chain of its competitor. It is noteworthy,that, the company focus of this study is considered the fifth largest in the world tire industry in Sales. The analysis results demonstrated, that, changes in the business model of the manufacturers was through reconfiguring its value chain, more specifically, the downstream chain extension, beyond the creation of a nonprofit organization with the objective of monitor and manage the reverse flows. In fact, showed that, innovation in the company's business model is substantially based on networks of external collaborations, in order to attend both environmental legislation and economic aspects of the organization. Still, changes in the business model of its dealers are more apparent, fact that, can be observed through the inclusion of reverse logistics activities in their configuration the value.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectlogística reversa
dc.subjectmodelo de negócios
dc.subjectcadeia de valor
dc.subjectreverse logistics
dc.subjectbusiness model
dc.subjectvalue chain
dc.titleLogística reversa e mudanças no modelo de negócio: um estudo de caso da indústria de pneumáticos
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807324097046351
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475857286175034
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2851/Ana%20Carolina%20Simoes%20Braga.pdf.jpg
local.contributor.board1Sambiase, Marta Fabiano
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235732641318213
local.contributor.board2Brito, Luiz Artur Ledur
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1414078365813012
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentAdministração
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programAdministração de Empresas


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