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dc.contributor.advisorForte, Denis
dc.contributor.authorVasconcelos, Tiago de
dc.date.accessioned2019-02-28T19:24:59Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:03:03Z
dc.date.available2020-05-28T18:03:03Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Tiago de. Relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23315
dc.description.abstractO presente projeto tem o propósito de investigar qual a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período 1999 a 2016. Empresários e executivos acreditavam que a chave para o sucesso no negócio estava associada aos seus ativos tangíveis e ao que estes eram capazes de produzir. Porém, mais recentemente percebeu-se que o valor de uma empresa não se restringia aos ativos tangíveis, mas também aos ativos que não possuíam forma física, tais como marcas, capital intelectual e patentes, entre outros ativos intangíveis. Não obstante o esforço do Internacional Accounting Standards Board – IASB por meio do IAS 38 - em atribuir valor aos ativos intangíveis, o sistema de registro baseado no conservadorismo e custo histórico não atende à demanda do mercado em valorizar a totalidade dos ativos intangíveis. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio de proxies de acordo com a metodologia proposta por Gu & Lev (2011), a taxa do Euribor e o Credit Default Swap como proxy de risco país e análise de sensibilidade para a ponderação do Ebitda e para premissas de crescimento econômico. A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa por meio de testes com a utilização de análise de correlação e regressão com dados em painel com a utilização do software STATA-15 a fim de constatar o impacto dos ativos intangíveis no valor de mercado da empresa. A amostra é extraída da base de dados Capital IQ e todos os dados são de empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, Inglaterra e Portugal no período de 1999 a 2016, com frequência anual. Os resultados sugerem que o comprehension value (CV) tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital (IC) e o intangibles-driven-earnings (IDE) são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento (RD) e gastos de vendas, gerais e administrativos (SGA), variáveis financeiras para medir os intangíveis.
dc.description.abstractThe present project is aimed to investigate the relation of intangible assets, macroeconomic data and market value of German, English and Portuguese public companies from 1999 to 2016. Entrepreneurs and executives believed that the key to success in business was associated with its tangible assets and what they were able to produce. More recently, however, it was realized that the value of a company is not restricted to tangible assets, but also to the assets with no physical form, such as trademarks, intellectual capital, patents, and other intangible assets. Notwithstanding the efforts of the International Accounting Standards Board - IASB through IAS 38 - to attribute value to intangible assets, the bookkeeping based on conservatism and historical cost does not meet the market demand to value all intangible assets. Despite the efforts to try to measure intangible assets and its impacts in value creation to the companies, there is still a huge gap between theory and practice, which makes the intangible assets study a frequent challenge to the market. The verification of the impact of the intangibles on the company's market value is made through proxies according to the methodology proposed by Gu & Lev (2011), the Euribor rate and the Credit Default Swap as a country risk proxy and sensitivity analysis for the weighting weighing of Ebitda and for economic growth assumptions. The methodological approach is a test-based quantitative research by using analysis of correlation and regression with panel data using STATA-15 software in order to determine the impact of intangible assets on the market value of the company. The sample was extracted from the Capital IQ database of all public companies listed in Germany, England and Portugal from 1999 to 2016 on annual basis. The results suggest that the comprehension value (CV) has a positive and significant relation with the market value of the companies and that the intangible capital (IC) and the intangibles-driven-earnings (IDE) are positively related to the research and development (RD) and sales expenses, general and administrative (SGA) expenses, financial variables to measure intangibles.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectativos intangíveis
dc.subjectambiente macroeconômico
dc.subjectvalor de mercado
dc.subjectteste de sensibilidade
dc.subjectdados em painel
dc.subjectInglaterra
dc.subjectAlemanha
dc.subjectPortugal
dc.titleRelação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2401241784490468
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0075062531510292
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18087/TIAGO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.jpg
dc.keywordsintangible assets
dc.keywordsmacroeconomic data
dc.keywordsmarket value
dc.keywordssensitive test
dc.keywordscredit default swap
dc.keywordspanel data
dc.keywordsGermany
dc.keywordsPortugal
dc.keywordsEngland
local.contributor.board1Basso, Leonardo Fernando Cruz
local.contributor.board2Barros, Lucas Ayres B. de Campos
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programAdministração de Empresas
local.contributor.board3Jucá, Michele Nascimento
local.contributor.board4Serra, Ricardo Goulart


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