Relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016

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Tipo
Tese
Data de publicação
2018-09-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Vasconcelos, Tiago de
Orientador
Forte, Denis
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Basso, Leonardo Fernando Cruz
Barros, Lucas Ayres B. de Campos
Jucá, Michele Nascimento
Serra, Ricardo Goulart
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O presente projeto tem o propósito de investigar qual a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período 1999 a 2016. Empresários e executivos acreditavam que a chave para o sucesso no negócio estava associada aos seus ativos tangíveis e ao que estes eram capazes de produzir. Porém, mais recentemente percebeu-se que o valor de uma empresa não se restringia aos ativos tangíveis, mas também aos ativos que não possuíam forma física, tais como marcas, capital intelectual e patentes, entre outros ativos intangíveis. Não obstante o esforço do Internacional Accounting Standards Board – IASB por meio do IAS 38 - em atribuir valor aos ativos intangíveis, o sistema de registro baseado no conservadorismo e custo histórico não atende à demanda do mercado em valorizar a totalidade dos ativos intangíveis. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio de proxies de acordo com a metodologia proposta por Gu & Lev (2011), a taxa do Euribor e o Credit Default Swap como proxy de risco país e análise de sensibilidade para a ponderação do Ebitda e para premissas de crescimento econômico. A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa por meio de testes com a utilização de análise de correlação e regressão com dados em painel com a utilização do software STATA-15 a fim de constatar o impacto dos ativos intangíveis no valor de mercado da empresa. A amostra é extraída da base de dados Capital IQ e todos os dados são de empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, Inglaterra e Portugal no período de 1999 a 2016, com frequência anual. Os resultados sugerem que o comprehension value (CV) tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital (IC) e o intangibles-driven-earnings (IDE) são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento (RD) e gastos de vendas, gerais e administrativos (SGA), variáveis financeiras para medir os intangíveis.
Descrição
Palavras-chave
ativos intangíveis , ambiente macroeconômico , valor de mercado , teste de sensibilidade , dados em painel , Inglaterra , Alemanha , Portugal
Assuntos Scopus
Citação
VASCONCELOS, Tiago de. Relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.