A inovação como fator de vantagem competitiva nos cursos superiores a distância no Brasil

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Date
2016-05-18Author
Marques, José Carlos
Advisor
Zilber, Moisés Ari
Referee
Bido, Diógenes de Souza
Referee
Albertin, Alberto Luiz
Referee
Bataglia, Walter
Referee
Oliva, Fabio Lotti
Metadata
Show full item recordAbstract
The global competitive environment is forcing organizations to become lean and effective. As a result, a growing number of companies is looking for innovation to bring efficiency in their areas of operation to keep competitive. Higher Education Institutions - HEI, facing competition in the education sector, look for ways to differentiate themselves through the development of new teaching methods, more efficient processes and services with superior quality at affordable costs. In this sense, the present study aimed to assess whether the Innovation is a Competitive Advantage factor in Distance College in Brazil. It is a study of the sectional type, using mixed methods (Qual/Quant). Qualitative data were collected through structured interviews with twelve managers of distance learning courses and analyzed by categories of analysis using NVivo software. Quantitative data were collected through 117 questionnaires using scale adapted Cravo (2008) and analyzed using SPSS and SmartPLS software. Four constructs were identified on the scale of measurement of independent Technological Innovation variable (technological cutting edge, innovative posture, advantage in cost and risks associated with innovation) and five constructs in the variable measurement scale dependent Competitive Advantage (product development, incentives for participation and new ideas, internal base knowledge, isolation mechanisms and rarity of resources). Through factor analysis, we analyzed the correlation of technological innovation factors and competitive advantage, finding a correlation of 0.898 between these two variables. O ambiente competitivo global está forçando as organizações a se tornarem enxutas e eficazes. Como resultado, um número crescente de empresas está buscando a inovação para trazer eficiência em suas áreas de operação para se manterem competitivas. As Instituições de Ensino Superior - IES, enfrentando a competitividade no setor de educação, buscam formas de se diferenciar por meio do desenvolvimento de novos métodos de ensino e processos em serviços mais eficazes, com qualidade superior a custos suportáveis. Nesse sentido o presente trabalho teve por objetivo avaliar se a Inovação é fator de Vantagem Competitiva nos Cursos Superiores a Distância no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo seccional, utilizando-se de métodos mistos (Quali/Quant.). Os dados qualitativos foram levantados por meio de doze entrevistas estruturadas com gestores de cursos à distância e analisados por meio de análise de categorias com o uso de software NVivo. Os dados quantitativos foram levantados por meio de 117 questionários, utilizando escala validada por Cravo (2008) e analisados com o uso de softwares SmartPLS e SPSS. Foram identificados quatro constructos na escala de mensuração da variável independente Inovação Tecnológica (Vanguarda tecnológica, Postura Inovadora, Vantagem em Custo e Riscos Associados à Inovação) e cinco constructos na escala de mensuração da variável dependente Vantagem Competitiva (Desenvolvimento de Produtos, Incentivos à Participação e Novas Ideias, Base de Conhecimento Interno, Mecanismos de Isolamento e Raridade de Recursos). Por meio da análise fatorial, analisou-se a correlação dos fatores de inovação tecnológica e da vantagem competitiva. Identificou-se a existência de correlação de 0,898 entre essas duas variáveis.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
MARQUES, José Carlos. A inovação como fator de vantagem competitiva nos cursos superiores a distância no Brasil. 2016. [148 f.]. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo].