Show simple item record

dc.contributor.advisorGodoy, Arilda Schmidt
dc.contributor.authorAmaral, Derly Jardim do
dc.date.accessioned2016-03-15T19:31:14Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:02:51Z
dc.date.available2007-11-07
dc.date.available2020-05-28T18:02:51Z
dc.date.issued2007-08-30
dc.identifier.citationAMARAL, Derly Jardim do. Teoria da troca entre líder liderado (LMX): uma teoria diádica de liderança para a identificação dos aspectos que compõem a interação líder-liderado. 2007. 265 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23243
dc.description.abstractO estudo do comportamento organizacional tem chamado à atenção dos pesquisadores interessados em compreender o fenômeno da liderança exercida nas organizações. A gama de possibilidades que estes estudos apresentam se dá em vários níveis de análise. O propósito deste trabalho foi o de identificar e analisar os fatores que estimulam a construção de relacionamentos no nível diádico. Adotou como referência fundamental a Teoria da Troca entre Líder e Liderado LMX, conhecida, em inglês, como Leader-Member Exchange Theory LMX e ainda não explorada no Brasil. Para a LMX, o relacionamento de alta qualidade é formado a partir da lealdade, do afeto, da contribuição e do respeito profissional, sendo essa uma quarta dimensão recentemente descoberta. Optou-se por utilizar o instrumento elaborado por Liden e Maslyn (1998). Foram adicionadas a esse instrumento assertivas concebidas a partir dos pressupostos da Teoria da Identidade Social e da Teoria da Autocategorização, ambas entendidas na literatura como bases que sustentam a construção do relacionamento diádico. A aplicação do instrumento envolveu uma amostra composta por 255 sujeitos. A análise dos resultados permite afirmar que as dimensões da LMX, exceto a Contribuição, se apresentaram correlacionadas entre si e com as outras variáveis envolvidas no estudo. O agrupamento fatorial obtido indicou que a dimensão Respeito Profissional aglutinou as dimensões da identidade social e da autocategorização, evidenciando que os respondentes se percebem identificados e pertencentes ao círculo mais próximo do líder. Verificou-se que a percepção da qualidade do relacionamento e o gênero dos respondentes foram capazes de discriminar as prioridades dadas à construção desse relacionamento. O mesmo não foi observado no tocante ao tipo de empresa a que o respondente pertence e ao tempo que possuem de relacionamento diádico. Obteve-se, ainda, um modelo estrutural considerado adequado, composto por variáveis formativas e reflexivas. Conclui-se que relacionamentos diádicos de alta qualidade podem influenciar os resultados do desempenho individual, merecendo, por conta disso, atenção e investimento das organizações.
dc.description.abstractThe study of organizational behavior has called the attention of the researchers interested in understanding the phenomenon of the leadership exerted in the organizations. The range of possibilities of these studies permeates several levels of analysis. The intention of this work was to identify and to analyze the factors that stimulate the relationships' construction in a dyadic level. The Leader-Member Exchange Theory - LMX, was adopted as the basic reference, not yet explored in Brazil. In LMX´s theory, high quality relationship is based on loyalty, affection, contribution and professional respect, this fourth dimension, recently discovered. The instrument chosen for this study was the one elaborated from Liden and Maslyn (1998) added with some assertive created on assumptions from the Theory of the Social Identity and the Theory of the self-categorization, both interpreted in literature as the bases of the construction of the dyadic relationship. The instrument was applied on a sample of 255 individuals. The result analysis permits to affirm that the four dimensions of LMX, except contribution, presented a correlation, among them and with the other variables of the study. The factor grouping obtained indicated that the Professional Respect dimension agglutinates the dimensions of the social identity and the auto-categorization giving evidence that the respondents perceive themselves as pertaining to the leader s closest circle. It was also verified that the perception of the quality of the relationship and the gender of the respondents were useful to discriminate the priorities given to the construction of this relationship. On the other hand, the same was not observed when it came to the type of company s respondent or to the elapsed time of dyadic relationship. Another outcome of the study was an acceptable structural model for formative and reflective variables. As a conclusion, high quality dyadic relationships can influence the results of personal performance, hence deserving, attention and investment from organizations.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectliderança
dc.subjectLMX (Leader-Member Exchange)
dc.subjectrespeito profissional
dc.subjectlealdade
dc.subjectafeto
dc.subjectidentidade social
dc.subjectautocategorização
dc.subjectleadership
dc.subjectLMX (Leader-Member Exchange)
dc.subjectprofessional respect
dc.subjectloyalty
dc.subjectaffection
dc.subjectsocial identity
dc.subjectauto-categorization
dc.titleTeoria da troca entre líder liderado (LMX): uma teoria diádica de liderança para a identificação dos aspectos que compõem a interação líder-liderado
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.contributor.advisor-co1Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0742721719374242
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3863716432006634
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3160/Derly%20Jardim%20do%20Amaral.pdf.jpg
local.contributor.board1Bido, Diógenes de Souza
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086
local.contributor.board2Torres, Claudio Vaz
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3544401899360228
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentAdministração
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programAdministração de Empresas
local.contributor.board3Silva, Dirceu da
local.contributor.board4Nassif, Vânia Maria Jorge
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936403740310206


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record