Show simple item record

dc.creatorD'angelo, Marcia Julianapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:31:00Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:02:45Z
dc.date.available2013-12-04pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:02:45Z
dc.date.issued2013-05-07pt_BR
dc.identifier.citationD'ANGELO, Marcia Juliana. Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23211
dc.description.abstractThe search for solutions for environment, economic and social complex issues in organizations rely on coordinated actions among several social actors involved in the sustainable development web and demand they learn a new way to do business. In this scenario which involves multiple social actors, relations, contexts and interests, the social learning has emerged as a hybrid approach to environment and social complex problem solving. It is a different situation for organizations whose focus is not only support such problem solving, but transforming crisis into opportunity to generate sustainable products and services. Therefore, this study discussed how a large organization on chemical segment is socially learning to deal with the dialectic between the return on investments for your shareholders and the benefits for the others stakeholders. It was conducted a qualitative research on Boje s antenarrative analysis orientated. The research assumed, therefore, a postmodern approach, supported by social constructivism assumptions. The data, built on through interviews, informal conversations, textual and audiovisual and documents, and non-participant observation, were analyzed according to antenarrative analysis. The results describe how the social learning process for sustainability (in this case, for a sustainable agriculture) in a for-profit organization encompass a strategy based on developed competencies by the organization; systemic management and implementation model; strong and strategic partnerships; a huge articulation capability to manage multiple social actors, interests, contexts, learning spaces, partners, conflicts and power relations. Finally, the thesis discuss the concept meaning of social learning process for sustainability in a for-profit organization.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem social para sustentabilidadepor
dc.subjectnegócios sustentáveispor
dc.subjectmúltiplos atorespor
dc.subjectantenarrativaspor
dc.subjectsocial learning for sustainabilityeng
dc.subjectsustainable businesseng
dc.subjectmultiple actorseng
dc.subjectantenarrativeseng
dc.titleAprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interessespor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoUm processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0074760184826326por
dc.contributor.advisor1Brunstein, Janettept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568710701792092por
dc.contributor.referee1Jacobi, Pedro Robertopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799067928413168por
dc.contributor.referee2Demajorovic, Jacquespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459149100534130por
dc.contributor.referee3Godoy, Arilda Schmidtpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274por
dc.contributor.referee4Sambiase, Marta Fabianopt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235732641318213por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3074/Marcia%20Juliana%20dAngelo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/809/1/Marcia%20Juliana%20dAngelo.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record