Criação de valor ao cliente por meio da expansão da oferta de serviços

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2018-08-08
Autores
Arcari, Carlos Victor
Orientador
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Moori, Roberto Giro
Ferreira, Manuel A. S. P. V.
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
A Alpha CargoLog Transportes e Serviços Ltda – Filial Brusque-SC, empresa foco deste trabalho, é uma transportadora rodoviária de cargas que possui dificuldade em crescer diante de um mercado extremamente competitivo. Em meio a esse cenário desfavorável, a empresa recebeu, de seus maiores clientes, a solicitação para extensão na prestação de serviços logísticos, além do transporte já efetuado. Com isso, procurou-se entender o mercado em que a Alpha CargoLog está inserida, visando à identificação das possíveis oportunidades. O objetivo deste trabalho é a criação de valor superior aos clientes, por meio da expansão da oferta de serviços, de forma que viabilize o crescimento da Alpha CargoLog - filial Brusque-SC. O trabalho segue a linha da criação de valor e marketing de serviços que contrasta com a realidade da organização. Com base no entendimento e no diagnóstico da oportunidade, foi desenvolvida uma proposta para exploração da oportunidade, que ocorreu por meio da abertura de uma nova unidade de negócios que ofertará novos serviços logísticos, validada pela análise de viabilidade do projeto e análise financeira. Este trabalho apresenta uma inovação disruptiva no mercado de atuação da Alpha CargoLog, dentro do segmento logístico. A integração dos serviços de operador logístico com transportador se demonstrou desafiador para administrar a complexidade envolvida. Foi necessário encontrar um novo espaço físico, investir em estrutura e em tecnologia, desenvolver e treinar uma nova equipe, desenvolver parcerias, e, por último, e mais importante, vender e validar com o mercado os novos serviços logísticos integrados. O projeto é totalmente replicável em outras empresas e em outras regiões, sendo que áreas portuárias tendem a se mostrar mais propícias para a aplicação deste trabalho. Grandes centros industriais também podem ser uma oportunidade a ser explorada, com empresas que, estrategicamente, terceirizam toda sua operação logística.
Descrição
Palavras-chave
criação de valor , oportunidade de negócios , serviços , transporte , operação logística
Citação
ARCARI, Carlos Victor. Criação de valor ao cliente por meio da expansão da oferta de serviços. 2018. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.