Projeto de internacionalização de grupo empresarial de gestão de marcas em produtos logomarcados
Tipo
Dissertação
Data
2018-08-16
Autores
Capelache, Christopher
Orientador
Medeiros Junior, Alberto de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silva, Adilson Aderito da
Shiraishi, Guilherme
Caldeira, Adilson
Haber , Jabra
Shiraishi, Guilherme
Caldeira, Adilson
Haber , Jabra
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
O estudo desenvolvido é uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internaciona-lização do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. Mediante revisão da literatura acadêmica somada a contextualização do ambiente de negócios da orga-nização, foram observados os fundamentos da referida oportunidade e as opções estratégicas para o pro-cesso, assim como revelada as complexas circunstâncias da tomada de decisão, dado o atual relaciona-mento da organização com duas redes de negócio internacionais. Considerada a racionalidade limitada dos tomadores de decisão, foi utilizado o sistema de apoio à decisão SuperDecisions, para seleção da melhor alternativa estratégica para os mercados-alvo e estratégias de entrada identificados. O modelo concebido, considerou as seguintes dimensões: econômica; negócios (benefícios, oportunidades, custos, riscos) e questões chave do mercado-alvo. O resultado, apontou a realização de uma aliança estratégica no Chile como a melhor recomendação estratégica para o processo de internacionalização e produziu um modelo de apoio a tomada de decisão para empresas que se encontrem neste processo e necessitem avaliar múltiplos critérios e alternativas para diferentes mercados alvo.
Descrição
Palavras-chave
estratégia de internacionalização , critérios de avaliação de mercado alvo , pequenas empresas , sistema de apoio à decisão
Citação
CAPELACHE, Christopher. Projeto de internacionalização de grupo empresarial de gestão de marcas em produtos logomarcados. 2018. 44 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.