Projeto de internacionalização de grupo empresarial de gestão de marcas em produtos logomarcados
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-08-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Capelache, Christopher
Orientador
Medeiros Junior, Alberto de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silva, Adilson Aderito da
Shiraishi, Guilherme
Caldeira, Adilson
Haber , Jabra
Shiraishi, Guilherme
Caldeira, Adilson
Haber , Jabra
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
O estudo desenvolvido é uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internaciona-lização do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. Mediante revisão da literatura acadêmica somada a contextualização do ambiente de negócios da orga-nização, foram observados os fundamentos da referida oportunidade e as opções estratégicas para o pro-cesso, assim como revelada as complexas circunstâncias da tomada de decisão, dado o atual relaciona-mento da organização com duas redes de negócio internacionais. Considerada a racionalidade limitada dos tomadores de decisão, foi utilizado o sistema de apoio à decisão SuperDecisions, para seleção da melhor alternativa estratégica para os mercados-alvo e estratégias de entrada identificados. O modelo concebido, considerou as seguintes dimensões: econômica; negócios (benefícios, oportunidades, custos, riscos) e questões chave do mercado-alvo. O resultado, apontou a realização de uma aliança estratégica no Chile como a melhor recomendação estratégica para o processo de internacionalização e produziu um modelo de apoio a tomada de decisão para empresas que se encontrem neste processo e necessitem avaliar múltiplos critérios e alternativas para diferentes mercados alvo.
Descrição
Palavras-chave
estratégia de internacionalização , critérios de avaliação de mercado alvo , pequenas empresas , sistema de apoio à decisão
Assuntos Scopus
Citação
CAPELACHE, Christopher. Projeto de internacionalização de grupo empresarial de gestão de marcas em produtos logomarcados. 2018. 44 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.