Show simple item record

dc.contributor.advisorD'Antino, Maria Eloisa Famá
dc.contributor.authorQuedas, Carolina Lourenço Reis
dc.date.accessioned2017-01-11T17:48:31Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:31Z
dc.date.available2020-03-19T15:20:31Z
dc.date.issued2015-08-11
dc.identifier.citationQUEDAS, Carolina Lourenço Reis. O transtorno do espectro do autismo e a educação física escolar: a prática do profissional da rede estadual de São Paulo. 2015. 64 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22701
dc.description.abstractThis study aimed to describe and analyze the experiences of physical education teachers on the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in state schools in São Paulo, the eastern region. The field research was conducted specifically in the eastern region of São Paulo, and involved ten teachers. It adopted a qualitative and quantitative approach, carried out by the teacher's profile survey and semi-structured interviews. After the interviews were categorized and discussion of the collected data. The results showed the great difficulty that professionals have towards work with ASD student, is the lack of information, training, lack of support from school management and multidisciplinary discussion that directly affects the student - all these factors have been identified as hindering the teaching and learning. It was observed that there is exchange of experience between school staff and management team, and so there is no proper and adequate planning for students with ASD. The physical education professional, therefore, is no educational subsidies for the realization of their practice. The items that deserve attention by the Department of Education, Education Boards and schools and pointed in this research are significant for the abolition of existing attitudinal barriers between learning and teaching quality.
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo descrever e analisar as experiências de professores de educação física na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas estaduais da cidade de São Paulo, da região leste. A pesquisa de campo foi realizada especificamente na região leste de São Paulo, e envolveu dez professores. Adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizada por meio do levantamento de perfil do professor e de entrevistas semiestruturadas. Após as entrevistas foi realizada a categorização e a discussão dos dados recolhidos. Os resultados apontaram a grande dificuldade que os profissionais têm em relação ao trabalho com o aluno TEA, seja pela falta de informação, formação, falta de apoio da gestão escolar e discussão multidisciplinar que afeta diretamente ao aluno — todos esses fatores foram identificados como dificultadores do processo de ensino e aprendizagem. Observou-se que não há trocas de experiências entre equipe escolar e equipe gestora, e com isso não há um planejamento adaptado e adequado para o aluno com TEA. O profissional de educação física, por conseguinte, fica sem subsídios pedagógicos para a realização de sua prática. Os itens que merecem a atenção por parte da Secretaria de Educação, Diretorias de Ensino e Escolas e apontados nessa pesquisa são significativos para a extinção de barreiras atitudinais existentes entre a aprendizagem e o ensino de qualidade.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectinclusão escolar
dc.subjecttranstorno do espectro do autismo
dc.subjecteducação física escolar
dc.titleO transtorno do espectro do autismo e a educação física escolar: a prática do profissional da rede estadual de São Paulo
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663810522973840
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12370/Carolina%20Louren%c3%a7o%20Reis%20Quedas.pdf.jpg
dc.keywordsschool inclusion
dc.keywordsautism spectrum disorder
dc.keywordsschool physical education
local.contributor.board1Assis, Silvana Maria Blascovi de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412
local.contributor.board2Gimenez, Roberto
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8332381356826516
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto