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dc.creatorGatto, Karina de Roigpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:51Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:26Z
dc.date.available2010-07-16pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:26Z
dc.date.issued2010-02-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22667
dc.description.abstractBrazil is progressively developing a national policy that establishes people with deficiencies have access to classes within a normal school setting. This access is guaranteed through educational laws. This requires a complex system of specialized education that includes aspects of physical infrastructure, factors of human planning and capacitation of resources. For this, it is necessary to rigorously control the data that is permitted to characterize these populations of educational necessities of registered students within the normal school setting. The general objective of the present study was to characterize the sociodemographic, educational and health profiles of the students with special educational needs in the School District of Barueri. The sample was composed of 1,201 students with special educational needs (SEN) registered through December, 2008. The information was retrieved from the databank of the School District of Barueri. The principal results revealed that of the 1,201 students, 1.98% represented the percentage of SEN in 2008. Independent of the diagnosed category, the majority of the students were concentrated in a traditional school setting. In relation to the physical and mental health profile, there was an elevated percentage of students that could not be grouped with the diagnosed hypothesis. The aforementioned sociodemographic data revealed adequate indicators of human development. It was concluded that there are necessary actions of health that permit the precise formulation of diagnoses. This is necessary in that the diagnosis represents the initial step for the appropriate plan of action. It is expected that the future Centro de Atençao Integral às Pessoas com Deficiencia/Center of Integral Attention for People with Deficiencies can supply this demand within the area of Health. The study offers recommendations for clinically classifying the type of deficiency of the student, planning of materials and human resources, as well as appropriate activities within social, educational, cultural, occupational and clinical settings.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalunospor
dc.subjectnecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectrede municipal de ensinopor
dc.subjectperfil sociodemográficopor
dc.subjectstudentseng
dc.subjectspecial educational necessitieseng
dc.subjectschool districteng
dc.subjectsociodemographic profileeng
dc.titlePerfil sóciodemográfico, educacional e de saúde dos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino regular e especial de Barueripor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoO Brasil desenvolve progressivamente uma política nacional que estabelece que pessoas com deficiências tenham acesso às classes comuns do ensino regular. Esse acesso é garantido por meio de leis educacionais. Isto exige um sistema complexo de educação especializada que abrange aspectos de infraestrutura física e de fatores humanos de planejamento e capacitação de recursos. Para tanto, é necessário o controle rigoroso de dados que permitam caracterizar estas populações com necessidades educacionais matriculados nas redes de ensino regular. O objetivo geral do presente estudo foi caracterizar o perfil sociodemográfico, educacional e de saúde dos alunos com necessidades educacionais especiais da Rede Municipal de Ensino de Barueri. A amostra foi composta por 1.201 alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) cadastrados no banco de dados da Rede Municipal de Ensino de Barueri cujas informações foram coletadas até dezembro de 2008. Os principais resultados apontaram que os 1.201 alunos com NEE representam 1,98% do total de alunos matriculados na rede municipal de ensino em 2008. Independentemente da categoria diagnóstica, o maior número de alunos se concentrou no ensino fundamental. Em relação ao perfil de saúde física e mental houve uma porcentagem elevada de alunos que não puderam ser agrupados em hipóteses diagnósticas. Os dados sociodemográficos levantados apontaram indicadores adequados de desenvolvimento humano. Conclui-se que são necessárias ações de saúde que permitam a formulação precisa de diagnósticos. Isto é necessário já que o diagnóstico representa o passo inicial para quaisquer planejamentos de ações. Espera-se que o futuro Centro de Atenção Integral às Pessoas com Deficiência possa suprir essa demanda dentro do núcleo Saúde. O estudo formula algumas recomendações às equipes em relação à classificação clínica e ao tipo de deficiência do aluno, ao planejamento de recursos materiais e humanos e à adequação de atividades a segmentos sociais, educacionais, culturais, ocupacionais e clínicos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376856834568632por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Maria Cristina Triguero Velozpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363por
dc.contributor.referee1Bertolla, Márcia Helena da Silva Melopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9056547581744982por
dc.contributor.referee2Paula, Cristiane Silvestre dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8241114701792148por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4007/Karina%20de%20Roig%20Gatto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1752/1/Karina%20de%20Roig%20Gatto.pdf


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