Perfil sóciodemográfico, educacional e de saúde dos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino regular e especial de Barueri

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gatto, Karina de Roig
Orientador
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bertolla, Márcia Helena da Silva Melo
Paula, Cristiane Silvestre de
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O Brasil desenvolve progressivamente uma política nacional que estabelece que pessoas com deficiências tenham acesso às classes comuns do ensino regular. Esse acesso é garantido por meio de leis educacionais. Isto exige um sistema complexo de educação especializada que abrange aspectos de infraestrutura física e de fatores humanos de planejamento e capacitação de recursos. Para tanto, é necessário o controle rigoroso de dados que permitam caracterizar estas populações com necessidades educacionais matriculados nas redes de ensino regular. O objetivo geral do presente estudo foi caracterizar o perfil sociodemográfico, educacional e de saúde dos alunos com necessidades educacionais especiais da Rede Municipal de Ensino de Barueri. A amostra foi composta por 1.201 alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) cadastrados no banco de dados da Rede Municipal de Ensino de Barueri cujas informações foram coletadas até dezembro de 2008. Os principais resultados apontaram que os 1.201 alunos com NEE representam 1,98% do total de alunos matriculados na rede municipal de ensino em 2008. Independentemente da categoria diagnóstica, o maior número de alunos se concentrou no ensino fundamental. Em relação ao perfil de saúde física e mental houve uma porcentagem elevada de alunos que não puderam ser agrupados em hipóteses diagnósticas. Os dados sociodemográficos levantados apontaram indicadores adequados de desenvolvimento humano. Conclui-se que são necessárias ações de saúde que permitam a formulação precisa de diagnósticos. Isto é necessário já que o diagnóstico representa o passo inicial para quaisquer planejamentos de ações. Espera-se que o futuro Centro de Atenção Integral às Pessoas com Deficiência possa suprir essa demanda dentro do núcleo Saúde. O estudo formula algumas recomendações às equipes em relação à classificação clínica e ao tipo de deficiência do aluno, ao planejamento de recursos materiais e humanos e à adequação de atividades a segmentos sociais, educacionais, culturais, ocupacionais e clínicos.
Descrição
Palavras-chave
alunos , necessidades educacionais especiais , rede municipal de ensino , perfil sociodemográfico , students , special educational necessities , school district , sociodemographic profile
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