Show simple item record

dc.contributor.advisorMazzotta, Marcos José da Silveira
dc.contributor.authorSilva, Rosana Sebastião da
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:49Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.available2010-03-23
dc.date.available2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.issued2009-12-13
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22662
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar os tipos de apoios prestados na Sala de Recursos a alunos com necessidades educacionais especiais e a seus professores das classes comuns. Foi realizada em escolas públicas estaduais da Região da Diretoria de Ensino de Caieiras, na Grande São Paulo. Participaram da pesquisa 7 (sete) professores das Salas de Recursos das áreas das deficiências: Mental, Auditiva e Visual e 3 (três) professores de 1ª à 4ª série das classes comuns, que contam em suas turmas regulares com alunos com necessidades educacionais especiais e recebem apoio educacional especializado da Sala de Recursos. A pesquisa envolveu 10% (dez por cento) dos professores em um universo de trinta e três, lotadas em 8 (oito) escolas localizadas nos municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e foram realizadas entrevistas com os professores contendo questões abertas e fechadas, tendo como núcleos temáticos: as ações desenvolvidas pela professora da Sala de Recursos com vistas à inclusão dos alunos em classes comuns; as atividades específicas para o atendimento das necessidades educacionais especiais; orientações das Salas de Recurso para professoras das classes comuns e a auto-avaliação dos professores das Salas de Recursos quanto ao atendimento especializado. A pesquisa teórica baseou-se em renomados autores e em documentos oficiais de âmbito estadual, nacional e internacional. A análise interpretativa dos depoimentos dos entrevistados levou a algumas conclusões. Espera-se que o resultado da pesquisa possa contribuir para um possível redirecionamento das dinâmicas de trabalho do atendimento educacional das Salas de Recursos na rede pública de ensino no Estado de São Paulo.
dc.description.abstractThis research aimed to understand and analyze the types of support provided in the Resource Room for students with special educational needs and for their teachers in ordinary classes, held in public schools of the Region Board of Education of Caieiras. The participants were seven teachers in Resource Room in the areas of disability: Mental, Visual and Hearing and three teachers from 1st to 4th grade commom classes,which include in their regular classes students with special educational needs and receive educational support from Resouce Room.The research was conducted with ten percent (10%) of teachers in a population of thirty-three, distributted in eight different schools located in the greater Sao Paulo in the municipalities of Caieiras, Franco da Rocha and Francisco Morato. The used methodology was qualitative investigation and the interviews with teachers containing both open and closed questions, with the core themes, among others: the actions developed by the teachers of the Resource Room aiming the inclusion of students in the commom classrooms; the specific activities for the special educational needs; a guidance of the Resource Room for students with special educational needs classes and self-evaluation of teachers in the Resource Rooms and the special educational needs classes. The theoretical research was based on well known authors who collaborate with the theme and official documents approved by the Brazilian government and also the international laws.The interpretative analysis of respondent statement led us to some conclusion.It is expected that the outcome of the study contributes to a possible redirection of the dynamics of educational assistance work of the Resource Room in the public schools in the State of Sao Paulo.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectsala de recursos
dc.subjectnecessidades educacionais especiais
dc.subjectinclusão
dc.subjecteducação especial
dc.subjectresources room
dc.subjectspecial educational needs students
dc.subjectinclusion
dc.subjectspecial education
dc.titleSala de recursos como apoio especializado a alunos com necessidades educacionais especiais: estudo em escolas estaduais
dc.title.alternativeResources room with especialized help for special educational needs students: a research in some State Schools of São Paulo
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632603203033268
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4034/Rosana%20Sebastiao%20da%20Silva.pdf.jpg
local.contributor.board1Saeta, Beatriz Regina Pereira
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8616985212179373
local.contributor.board2Santos, Waldir Carlos Santana dos
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938201028011677
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record