Show simple item record

dc.contributor.advisorBoggio, Paulo Sérgio
dc.contributor.authorGregoris, Márcia Regina
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:41Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:19Z
dc.date.available2009-09-14
dc.date.available2020-03-19T15:20:19Z
dc.date.issued2009-08-11
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22646
dc.description.abstractCom a finalidade de discutir as políticas públicas destinadas a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, foi necessário analisar o currículo nacional definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e conhecer a compreensão que a equipe escolar tem deste referencial. Assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a visão da equipe escolar do município de Barueri quanto aos PCN para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, mais especificamente para os alunos com síndrome de Down. Com esta finalidade, aplicou-se um questionário a 43 diretores, coordenadores e professores de 14 escolas que tem matriculado alunos com síndrome de Down em sala regular. Pôde-se observar, considerando grau de compreensão da equipe escolar sobre os PCNs, nível de informação da equipe escolar sobre os PCNs adaptações curriculares, posicionamento da equipe escolar em relação aos PCNs adaptações curriculares e contribuições dos PCNs adaptações curriculares para a prática pedagógica, que a contribuição do documento ocorre na medida em que indica estratégias de ação, respeita os limites do aluno e não representa um empobrecimento das expectativas educacionais, segundo a visão da equipe escolar. Entretanto, o conhecimento da equipe acerca dos PCNs Adaptações Curriculares é insuficiente para garantir o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Uma possibilidade de melhoria da qualidade de ensino passa pela iniciativa de proporcionar formação e orientação aos profissionais da educação, na perspectiva da construção da educação para todos.
dc.description.abstractWith the purpose of discussing public policy for the education of students with special educational needs, it is necessary to review the national curriculum set by the National Curricular Parameters (PCN) and examine the understanding that the school team has about this document. Therefore, the present study aimed to know the comprehension of the school team of the city of Barueri on PCNs for the Education of Students with Special Educational Needs, specifically students with Down syndrome. Therefore, a questionnaire was applied to 43 directors, coordinators and teachers from schools that have enrolled students with Down syndrome into regular classroom. Considering the degree of understanding of the school team on the PCNs, level of information of the school team on the PCNs Curricular Adaptations, the school team point of view on PCNs Curricular Adaptations, and contributions of PCNs Curricular Adaptations for teaching, it was noted that the contribution of the document occurs once it suggests strategies for action within the limits of the student and do not represent a reduction of the expectations as comprehended by the school team. However, the knowledge of the team about the PCNs Curricular adaptations is insufficient to ensure the care for students with special educational needs in regular schools. One possibility to improve the quality of education is the initiative to provide training and guidance to educational professions, with the perspective of building an education for all.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpolíticas públicas em educação
dc.subjectinclusão escolar
dc.subjectadaptações curriculares
dc.subjecteducational public policy
dc.subjectschool inclusion
dc.subjectcurricular adaptations
dc.titleParâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares: visão da equipe escolar do Ensino Fundamental I do município de Barueri
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590646956516603
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659408656635728
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3993/Marcia%20Regina%20Gregoris.pdf.jpg
local.contributor.board1D´antino, Maria Eloisa Famá
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820
local.contributor.board2Sekkel, Marie Claire
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260911160692025
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record