Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-01-26
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Kampa, Alethea Valim
Orientador
Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carvalho, Sueli Galego de
Bariani, Isabel Cristina Dib
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Este estudo teve como objetivo observar a existência ou não de interação entre o pai e seu filho com deficiência em situação de brincar, usando como base a Teoria da Intersubjetividade Inata. Para tanto, foram selecionadas duas crianças de um ano e meio a dois anos e meio de idade com deficiência e seus pais para serem filmados em suas casas, num período de recreação, durante 30 minutos. Partindo do pressuposto de que a criança tem a capacidade de responder afetiva e adequadamente ao outro e interagir em sincronia, os comportamentos observados foram divididos em duas categorias principais: negociadoras e emocionais. As brincadeiras foram analisadas segundo a capacidade de manutenção delas pelas crianças, de acordo com as teorias da Terapia Ocupacional sobre o brincar. Os resultados indicaram que houve interação entre os pais e suas crianças, apesar de quebras freqüentes da sincronia e presença de comportamentos de irritação por parte de uma das crianças, além da capacidade delas em criar e sustentar uma brincadeira apesar de suas limitações, com a devida ajuda dos pais.
Descrição
Palavras-chave
interação pai-filho , deficiência , brincar , intersubjetividade , sincronia , father-child interaction , disability , playing , intersubjectivity , synchrony
Assuntos Scopus
Citação
KAMPA, Alethea Valim. Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.