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dc.creatorGomes, Millena de Cássia Ormenesept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:39Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:18Z
dc.date.available2009-02-26pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:18Z
dc.date.issued2008-12-18pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Millena de Cássia Ormenese. "When we do not understand things, we cannot deal with them": a case study of a student with Tourette Syndrome who attends regular public school. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22636
dc.description.abstractThis research aimed at understanding the educational path of a student with Tourette Syndrome, attending a regular public school. It also aimed at understanding the difficulties this student had to face, as well as those caused by his behavior. Emphasis was given to the possibility of prejudice and stigmatization in the school environment. The research had a qualitative focus and a case study methodology was adopted. The student, his family, and academic and administrative professionals from his school were interviewed. The data collected from these semi-structured interviews were analyzed and classified in thirteen categories. Data shows that this student faces social relations problems; he was even misunderstood by his own family and was always a victim of prejudice from his classmates, and sometimes, his teachers. The school staff tries to make his inclusion possible by adopting simple resources, consistent with the ones available in the specialized literature. The student was observed to have an inclination towards identifying with and helping other children with special educational needs. The family, specially the mother, has an important role in helping her child at school. She always provides necessary clarifications, support in difficult situations and is always acting as an intermediator with the care staff.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsíndrome de Tourettepor
dc.subjectambiente escolarpor
dc.subjectpreconceitopor
dc.subjectestigmatizaçãopor
dc.subjectTourette syndromeeng
dc.subjectschool environmenteng
dc.subjectprejudiceeng
dc.subjectstigmatizationeng
dc.title"Quando a gente não entende das coisas, a gente não sabe lidar com elas": estudo de caso de um aluno com síndrome de Tourette cursando o ensino público regularpor
dc.title.alternative"When we do not understand things, we cannot deal with them": a case study of a student with Tourette Syndrome who attends regular public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender o percurso de escolarização de um aluno com Síndrome de Tourette, estudante de uma classe regular do ensino público. Procurou compreender as dificuldades por ele experimentadas, assim como aquelas provocadas por seus comportamentos, focalizando as possibilidades de expressão de preconceito e estigmatização presentes no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida no enfoque qualitativo e a opção metodológica adotada foi o estudo de caso, sendo que o aluno, seus familiares e profissionais da equipe escolar e de atendimento foram entrevistados. Os dados obtidos através dessas entrevistas semi-estruturadas foram submetidos à análise de conteúdo, resultando em treze categorias. Sinalizam que este aluno enfrenta dificuldades nas relações sociais, já tendo sido incompreendido até no ambiente familiar, permanecendo alvo de atitudes preconceituosas por parte de seus colegas e, eventualmente, até de professores. A equipe escolar busca favorecer sua inclusão, adotando alguns recursos simples, coerentes aos sugeridos na literatura especializada. Foi observada uma tendência do aluno a identificar-se e a servir de apoio a outras crianças com necessidades educacionais especiais. A família, particularmente a mãe, desempenha um papel fundamental no acolhimento do jovem na escola, fornecendo esclarecimentos constantes, suporte às situações de crise e promovendo o intercâmbio entre a equipe de atendimento.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3606997714622156por
dc.contributor.advisor1Becker, Elisabethpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534818842120676por
dc.contributor.referee1D´antino, Maria Eloisa Famápt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820por
dc.contributor.referee2Kohatsu, Lineu Noriopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7570692812404966por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3977/Millena%20de%20Cassia%20Ormenese%20Gomes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1718/1/Millena%20de%20Cassia%20Ormenese%20Gomes.pdf


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