Show simple item record

dc.creatorHein, Júlia Margaridapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:30Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:14Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-03-19T15:20:14Z
dc.date.issued2006-09-04pt_BR
dc.identifier.citationHEIN, Júlia Margarida. Leitura e consciência fonológica na deficiência mental: intervenções com o programa "Alfabetização Fônica Computadorizada". 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22605
dc.description.abstractThe objective of this research was to verify the effectiveness of the intervention with the program Computerized Phonological Alphabetization in pupils with intellectual disabilities. The program considers to stimulate and to develop the phonological awareness that is important for reading ability. 20 children and adolescents with ages between 10 to the 17 years of two specialized institutions had concluded this study. Throughout the study, two groups of participants: control and experimental groups had been formed with similar characteristics. 16 sessions of individual intervention in the experimental group and evaluations before and after the intervention in both groups had been carried through parallel evaluations. The results had been analyzed with statistics, comparing the averages of rightness through the tests of ability of reading and writing and the test of phonological awareness. It had the indication of a considerable improvement of the experimental group in relation to the control group. In a general way, the initiative of this work demonstrated good answers to the improvement of the reading and phonological awareness with the use of the adequate computer program becoming an important resource for the incentive the reading of pupils with Intellectual Disabilities.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectdeficiência mentalpor
dc.subjectconsciência fonológicapor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectensino informatizadopor
dc.subjectintellectual disabilitieseng
dc.subjectphonological awarenesseng
dc.subjectreadingeng
dc.subjecteducation with computereng
dc.titleLeitura e consciência fonológica na deficiência mental: intervenções com o programa "Alfabetização Fônica Computadorizada"por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da intervenção com o programa Alfabetização Fônica Computadorizada em alunos com deficiência mental. O programa propõe estimular e desenvolver a consciência fonológica que se faz importante para habilidade de leitura. Concluíram este estudo 20 crianças e adolescentes com idades entre 10 à 17 anos de duas instituições especializadas. Ao longo do trabalho, foram formados dois grupos de participantes identificados como grupo controle e experimental com características semelhantes. Foram realizadas 16 sessões de intervenção individual no grupo experimental e avaliações paralelas antes e depois da intervenção nos dois grupos. Os resultados foram analisados estatisticamente, comparando as médias de acertos através dos testes de habilidade de leitura e escrita e da prova de consciência fonológica. Houve a indicação de uma melhoria considerável do grupo experimental em relação ao grupo controle. De um modo geral, a iniciativa deste trabalho demonstrou boas respostas à melhoria da leitura e consciência fonológica com a utilização de programa de computador adequado tornando-se um recurso importante para o incentivo a leitura de alunos com Deficiência Mental.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246033946401352por
dc.contributor.advisor1Macedo, Elizeu Coutinho dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Fábio Leyserpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100301531146481por
dc.contributor.referee2Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabrapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3976/Julia%20Margarida%20Hein.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1686/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record