Condições para aprendizagem significativa de aluno surdo em uma escola especial
Date
2008-01-29Author
Vieira, Margarete Ligia Pinto
Advisor
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Referee
Moura, Maria Cecilia de
Referee
Ambrogi, Ingrid Hötte
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo teve como objetivo identificar e entender as condições oferecidas pelo professor em situação de sala de aula para a ocorrência de aprendizagem significativa do aluno Surdo em uma Escola Especial. A pesquisa foi realizada em uma Escola Especial no Município da Grande São Paulo que atende crianças e jovens com deficiências e alunos Surdos. Foram coletados dados durante o ano letivo de 2007, por meio de entrevista semi-estruturada e gravação em vídeo de algumas atividades em Língua portuguesa, em situações em sala de aula, oferecidas por duas professoras ouvintes a uma
aluna surda nos meses de agosto, setembro e outubro. Para análise dos dados foi adotada a modalidade qualitativa. Esta investigação fundamentou-se nos princípios teóricos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1969); nas contribuições de Moreira (1983), Masini (1999,1993, 2002) e Moreira; Masini (2006); e nos estudos sobre o Surdo de Moura (1993, 2000), Quadros (1997), Skliar (1999 e 1997) e Salles (2004) no que tange ao processo sociolingüístico da aquisição da língua escrita. Os principais achados da indicaram que as condições que oferecem aprendizagem significativa são as que permitem ao aluno estabelecer relações com as novas informações a partir do que já possui armazenado na sua estrutura cognitiva; que o aluno Surdo na situação investigada
não teve comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais -
LIBRAS nem apresentou interação com o professor, e, dessa forma, não foram registrados ganhos em seu perceber, elaborar e adquirir conceitos. To identify and to understand the conditions provided by the teachers in a special education school classroom for hearing impaired students was the objective of this investigation carried out in a school placed in the greater São Paulo area. Data collected during 2007 included semi-structured interviews and videos recorded from August to October showing a hearing impaired student performing activities related to the learning of Portuguese in the classroom, assisted by two hearing teachers. Qualitative analysis was considered for such data based on the David Ausubel's (1969) theory of significant learning; on the contributions of Moreira(1983), Masini (1999,1993, 2002) e Moreira; Masini (2006); and on the studies on hearing impairment by Moura (1993, 2000), Quadros (1997), Skliar (1999 e 1997) e Salles (2004) on the sociolinguistic aspects on the learning of written language. Bridges of knowledge were built on their contributions. The main finding was that the condition mostly contributing for learning was the connections established from the information the student already had. The hearing impaired student observed herein had no communication skills on the Brazilian Sign Language (LIBRAS), did not present any interaction with the teachers and, therefore, no achievements were noticed on his/her ability for perceiving, elaborating and learning
new concepts.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Citation
VIEIRA, Margarete Ligia Pinto. Conditions for significant learning by a deaf pupil following a special school. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.