Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência

Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-09-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferraz, Rosana Bastos
Orientador
Carvalho, Sueli Galego de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mazzotta, Marcos José da Silveira
Prieto, Rosângela Gavioli
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso, realizado em uma escola pública de 5ª a 8ª série da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas existentes em salas de aulas regulares de ensino (classe comum), assim como, verificar a maneira como é desenvolvido o currículo escolar em relação aos alunos com deficiências. Toma como base a educação especial; a legislação educacional; o currículo; a adaptação curricular e a formação do professor. Adotou como procedimento metodológico a observação em sala de aula e a verificação dos documentos escolares, seguida de descrição e análise dos dados coletados. Pode-se constatar que os professores em sua maioria não utilizam práticas diferentes ou modificam suas práticas, em sala de aula, em função de possibilitar ao aluno com deficiência o desenvolvimento de sua aprendizagem e o acesso ao currículo. Constatou-se também, que o currículo desenvolvido é o mesmo para todos os alunos e que não há, na maioria das vezes, flexibilização de seus diferentes elementos, para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Considera-se que a escola procura caminhos para se estruturar e atender os alunos com deficiência apesar das dificuldades apresentadas. E que o processo seria mais rápido se as legislações fossem, efetivamente, cumpridas; houvesse orientações pedagógicas constantes e recursos financeiros suficientes.
Descrição
Palavras-chave
currículo , prática pedagógica , deficiência , course , practical pedagogical , deficiency
Assuntos Scopus
Citação
FERRAZ, Rosana Bastos. Escola pública: um espaço a ser apropriado por alunos com deficiência. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.