Show simple item record

dc.contributor.advisorMazzotta, Marcos José da Silveira
dc.contributor.authorSilva, Lívia Joelma Almeida de Lima e
dc.date.accessioned2016-03-15T19:40:24Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:10Z
dc.date.available2007-11-09
dc.date.available2020-03-19T15:20:10Z
dc.date.issued2007-08-07
dc.identifier.citationSILVA, Lívia Joelma Almeida de Lima e. Possíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22585
dc.description.abstractTrata-se de um estudo de caráter qualitativo cujo objetivo foi identificar e analisar criticamente possíveis influências da situação de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) no seu processo de habilitação/reabilitação fisioterapêutica. Foi realizada pesquisa teórica, bibliográfica e documental, e pesquisa de campo. Participaram do estudo seis fisioterapeutas da cidade de Salvador-BA que atendiam crianças com paralisia cerebral entre 4 e 11 anos de idade e que freqüentavam escolas regulares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas focalizando a visão do profissional acerca da possível relação existente entre reabilitação fisioterapêutica e a inclusão escolar dos seus pacientes. Comprovou-se que a inclusão escolar possui influências positivas consideráveis na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral. Ficou evidenciado que os fisioterapeutas consideram a inclusão escolar um processo relevante e reconhecem os benefícios que o ambiente escolar comum e a convivência com crianças sem deficiência podem trazer para as crianças com PC. Além disso, pôde-se constatar que o fato de o paciente com PC freqüentar escola regular influencia a elaboração e o desenvolvimento do plano de tratamento habilitador/reabilitador que o fisioterapeuta traçará para a criança.
dc.description.abstractThis qualitative research aimed to identify and critically analyze possible influences of school inclusion of cerebral palsy (CP) children in their process of physiotherapeutic habilitation/rehabilitation. A theoretical, bibliographic and documentary, as well as field research was conducted. Six physiotherapists from the city of Salvador-BA whose patients were cerebral palsy children, aged from 4 to 11 years, who frequented regular schools participated in the study. Semi-structured interviews were done, focusing the professional s vision of probable relations between physiotherapeutic rehabilitation and school inclusion of their patients. It was confirmed that school inclusion process has considerable positive influences on physiotherapeutic rehabilitation of cerebral palsy children. It was shown that physiotherapists consider school inclusion an important process and admit the benefits that regular school environment and the relationship with non-disabled children can bring for CP children. Moreover, it could be evidenced the fact that CP patient attendance to regular school influences the elaboration and the development of habilitation/rehabilitation treatment plan that the physiotherapist will outline for the child.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectfisioterapia
dc.subjectinclusão escolar
dc.subjectparalisia cerebral
dc.subjectpessoa com deficiência
dc.subjectreabilitação
dc.subjectphysiotherapy
dc.subjectschool inclusion
dc.subjectcerebral palsy
dc.subjectperson with disabilities
dc.subjectrehabilitation
dc.titlePossíveis influências da inclusão escolar na reabilitação fisioterapêutica de crianças com paralisia cerebral
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908259812474386
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3938/Livia%20Joelma%20Almeida%20de%20Lima%20e%20Silva.pdf.jpg
local.contributor.board1Assis, Silvana Maria Blascovi de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412
local.contributor.board2Silva, Shirley
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545349284178349
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record