Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
    • Dissertações
    • Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
    • Dissertações
    • Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem

    Thumbnail
    View/Open
    Silvia Cristina Marra.pdf (982.4Kb)
    Date
    2006-03-13
    Author
    Marra, Silvia Cristina
    Advisor
    Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
    Referee
    Sant´anna, Paulo Afranio
    Referee
    Guedes, Zelita Caldeira Ferreira
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização.
     
    The objective of the present study is to verify the telling tales as a strategy to language stimulation of children with brain paralysis and mental disabilities, in fonoaudiological practice. This study includes a review of the concepts of stories, tales, telling tales, types of narrative, language, brain paralysis and mental disabilities. It describes the telling tales attending process of 4 children, 2 male and 2 female, age from 4 to 5 years, with brain paralysis and mental disabilities, from the Fonoaudiological Mental Dificiency Outpatient of Casas Andre Luiz, during five months. These children were in the company of their mothers. The meetings were recorded and the data were analysed regarding the recorded meetings, the registered observations and the answers to the two questionaires applied to the mothers. The first one was applied in the begining of the study with questions about themselves and the second one was applied in the end of the study with questions about their children. The results showed that the stimulation of language in children with disabilities can be done using the telling tales, regarding the subjects needs. The results also show an improvement in social interactions, in attention, in memory and in vocalization.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
    Citation
    MARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575
    Collections
    • Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis [390]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace