Educação inclusiva de alunos com deficiência física: reflexões e desafios dos professores na escola pública
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Russo, Josyvanda Basilio
Orientador
Saeta, Beatriz Regina Pereira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mazzotta, Marcos José da Silveira
Mattos, Edna Antonia de
Mattos, Edna Antonia de
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O objetivo desse estudo consistiu em identificar as dificuldades que enfrentam os professores no cotidiano de sala de aula e como avaliam a sua atuação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência física. O estudo foi realizado com vinte e sete professores de duas escolas da rede municipal de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi desenvolvido numa perspectiva teórico-metodológica qualitativa com aporte quantitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os instrumentos utilizados foram um questionário com perguntas estruturadas e entrevista de grupo focal, possibilitando desenvolver tópicos que se constituíram em núcleos temáticos. Os dados tabulados e categorizados foram submetidos à análise do conteúdo. Conforme revelou a pesquisa, a formação em nível superior não é suficiente ao preparo do professor para atuar numa perspectiva de educação inclusiva, condição que vem ao encontro das dificuldades apresentadas pelos professores, em realizar ações que favoreçam a aprendizagem do aluno com deficiência física, e que necessita de uma abordagem educacional diferenciada ou de recursos específicos para aprender, sendo esse um dos principais obstáculos à proposta de inclusão e um dos grandes desafios da educação inclusiva. Para que hajam mudanças nesse quadro, são necessárias novas ações de políticas públicas para formalizar parcerias entre a área da educação e da saúde, visando uma formação que lhes proporcione aprofundamento teórico e prático. Esse estudo atingiu os objetivos propostos e o seu conteúdo evidencia a complexidade e a abrangência do tema, sendo impossível esgotá-lo em suas dimensões, levantando indicadores que possibilitam a continuidade de pesquisas com propostas interdisciplinares de intervenção junto aos professores, a fim de desenvolver oportunidades de ensino e aprendizagem para todos.
Descrição
Palavras-chave
educação inclusiva , deficiência física , formação de professores , inclusive education , physical disabilities , training of teachers