A possível relação entre o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e os recursos disponibilizados pelo fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica (FUNDEB) nos estados: um debate sobre o custeio da educação e o direito à educação de qualidade
Date
2019-06-05Author
Sanguin, Andrea Portella da Silva
Advisor
Gioia, Fulvia Helena de
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa traz a análise do cruzamento de dados das transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) aos 27 Estados brasileiros com as notas desses mesmos entes da federação obtidas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, foi feito levantamento em fontes primárias de dados. Tal estudo é relevante no momento que se discute como será feito o financiamento da educação básica com o fim do FUNDEB, que tem previsão de encerramento no final de 2020. Os resultados obtidos reforçam a importância do fundo como um dos fatores que podem garantir o direito que todos os brasileiros têm à educação pública de qualidade.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A educação de crianças na Revista Infância
Moura, Marina de (Universidade Presbiteriana MackenzieBREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da Cultura, 2012-09-13)O presente trabalho tem como objetivo analisar as ideias sobre educação de crianças na Revista Infância. Tal revista foi publicada entre os anos de 1935 e 1937 pela Cruzada Pró-Infância, na cidade de São Paulo. Durante os ... -
Ideário de Anísio Teixeira: escola pública um projeto de nação
Morais, Lindberg Clemente de (Universidade Presbiteriana MackenzieBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da Cultura, 2022-02-22)Esta tese tem o objetivo de analisar o pensamento de Anísio Teixeira e seu impacto na educação brasileira. Identifica-se por meio da revisão bibliográfica 3 corpos de conhecimentos que merecem atenção dessa pesquisa: ... -
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
Lima, Eduardo Henrique de Matos (Universidade Presbiteriana MackenzieBREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da Cultura, 2008-08-18)It is a study about a case on the Project of Musical Education of Children, developed in an institution of the third section, located in Belo Horizonte/MG - Project Sound in the Light of No-formal Musical Education. It was ...