A possível relação entre o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e os recursos disponibilizados pelo fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica (FUNDEB) nos estados: um debate sobre o custeio da educação e o direito à educação de qualidade
Tipo
TCC
Data de publicação
2019-06-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Sanguin, Andrea Portella da Silva
Orientador
Gioia, Fulvia Helena de
Título da Revista
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Programa
Resumo
A presente pesquisa traz a análise do cruzamento de dados das transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) aos 27 Estados brasileiros com as notas desses mesmos entes da federação obtidas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, foi feito levantamento em fontes primárias de dados. Tal estudo é relevante no momento que se discute como será feito o financiamento da educação básica com o fim do FUNDEB, que tem previsão de encerramento no final de 2020. Os resultados obtidos reforçam a importância do fundo como um dos fatores que podem garantir o direito que todos os brasileiros têm à educação pública de qualidade.
Descrição
Palavras-chave
fundeb , ideb , direito à educação de qualidade