Políticas públicas da educação inclusiva sob a perspectiva do ensino superior

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Date
2016Author
Rossini, Talita De Pedro
Advisor
Barbosa, Susana Mesquita
Metadata
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Por muitos anos, a educação inclusiva no Brasil foi tratada de forma assistencial, mas
a partir da década de 1980 essa perspectiva começou a mudar. O objetivo desse
trabalho é estudar as políticas públicas do direito à educação inclusiva sob a
perspectiva do ensino superior, como forma de compreender a evolução desse direito
fundamental. Os princípios constitucionais apresentados, bem como a legislação
internacional e nacional trazidas ao texto foram as principais fontes da pesquisa.
Como forma de enriquecer o estudo serão expostos pontos de vista de quem vive a
realidade do movimento inclusivo no ensino superior, tanto de uma visão profissional
quanto de uma visão dos próprios estudantes, com a questão da quebra de barreiras
para o acesso e permanência desse alunado. Outra questão pertinente à discussão,
trabalhada no fechamento do estudo, é a transição ao mercado de trabalho das
pessoas com necessidades educacionais especiais, a legislação internacional e
nacional, em especial a lei de cotas.
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