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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas públicas da educação inclusiva sob a perspectiva do ensino superior
Autor: Rossini, Talita De Pedro
Resumo: Por muitos anos, a educação inclusiva no Brasil foi tratada de forma assistencial, mas a partir da década de 1980 essa perspectiva começou a mudar. O objetivo desse trabalho é estudar as políticas públicas do direito à educação inclusiva sob a perspectiva do ensino superior, como forma de compreender a evolução desse direito fundamental. Os princípios constitucionais apresentados, bem como a legislação internacional e nacional trazidas ao texto foram as principais fontes da pesquisa. Como forma de enriquecer o estudo serão expostos pontos de vista de quem vive a realidade do movimento inclusivo no ensino superior, tanto de uma visão profissional quanto de uma visão dos próprios estudantes, com a questão da quebra de barreiras para o acesso e permanência desse alunado. Outra questão pertinente à discussão, trabalhada no fechamento do estudo, é a transição ao mercado de trabalho das pessoas com necessidades educacionais especiais, a legislação internacional e nacional, em especial a lei de cotas.
Palavras-chave: educação;  educação inclusiva;  políticas públicas;  ensino superior;  direitos sociais
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18771
Data de defesa: 2016
Aparece nas coleções:Direito - TCC – FDIR Higienópolis

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