Ciências Contábeis - TCC - CCSA Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 6
  • Monografia
    Os efeitos da pandemia no setor de turismo italiano: uma análise do plano nacional de recuperação e resiliência
    Gonçales, Larissa Lugli Hidalgo (2023-12-05)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    A pandemia trouxe uma série de implicações por ser um vírus desconhecido, portanto, quando o mundo entrou em lockdown, abalou várias esferas como econômicas, políticas, culturais, sociais etc. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar se o setor conseguiu se recuperar pós pandemia, devido as estratégias impostas pelo governo e se o setor conseguiu resolver o problema de demanda dada a situação mundial. O fato de o trabalho analisar o que acontece no setor de turismo italiano durante a pandemia é o ponto de originalidade, pelo fato de ser um tema recente e que tem poucos trabalhos desenvolvidos sobre esse tema. Além disso o método da pesquisa exploratório, pois o trabalho pretende a explicar o impacto que a pandemia causou no setor de turismo e serão utilizados estudos qualitativos, uma vez que o foco central está em ver quais foram os impactos causados na economia e em específico nesse setor e como ele está se recuperando. Os principais resultados da pesquisa foram que na zona rurais e mais afastadas ainda se tem uma grande dificuldade de como utilizar melhor o investimento, já no setor de turismo ele mostra que houve uma recuperação pós-pandemia
  • TCC
    A perícia técnica contábil como ferramenta de auxílio na solução de litígios judiciais
    Morais, Julio Garcia; Fontanielo, Priscila Aparecida do N. (2022-11-30)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    A perícia contábil é um instrumento de extrema importância para a solução de litígios sejam eles judicializados ou não. A principal problemática que encontramos refere-se à análise sobre a qualidade, relevância e efetividade dos laudos periciais contábeis, bem como a qualidade e confiabilidade da documentação utilizada em sua elaboração. Nesse contexto, é de suma importância a análise da efetividade dessa ferramenta para auxílio ao poder judiciário. Para tal foram estudados casos concretos em que foram realizadas perícias judiciais em confronto com as decisões proferidas nesses processos para verificação se tais decisões se basearam nas conclusões periciais, as utilizar apenas como referência de valor ou mesmo se as desconsideraram, apontando um indicativo da efetividade das perícias enquanto auxílio ao Judiciário na tomada de decisões. Diante dessa análise realizada concluímos que a perícia contábil é uma ferramenta de suporte amplamente utilizada e aceita pelo judiciário como fundamento de suas decisões, sendo sim passível de melhorias por parte dos peritos, sobretudo no prazo de apresentação dos trabalhos, a correta análise dos documentos e integralidade dos processos para evitar desvios de objeto ou omissão, bem como a limitação dos trabalhos aos aspectos intrinsecamente técnicos contábeis, sem adentrar às opiniões pessoais dos peritos sobre o mérito jurídico das demandas. Ainda foram identificadas como necessárias as recomendações de atuação dos profissionais, preferencialmente por seus órgãos de classe, para garantir o cumprimento das normas técnicas pelo Judiciário com a nomeação apenas de contadores para a realização de perícias contábeis, bem como de aprofundamento da análise e prosseguimento do presente trabalho com estudos adicionais das decisões de segundo grau de jurisdição.
  • TCC
    Refis: como e por que o programa sofreu alterações desde seu lançamento até os dias atuais?
    Fantin, Anny Caroline Saraiva Patriarca; Silva, Gustavo Gusmao; Oliveira, Larissa Cristina Penteado de (2022-12-09)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Este trabalho trata-se do Programa de Regularização Especial utilizado por empresas entre os anos de 2000 e 2022, considerando o contexto macroeconômico selecionado em cada período. Ainda mais, mostra como a legislação de cada um dos programas instituídos sofreu alterações nas regras de adesão e parcelamento, assim como o impacto observado sobre a arrecadação federal. Logo, tem como objetivo analisar a forma que a legislação sofreu alterações desde seu lançamento até os dias atuais, além das possíveis motivações para tais alterações. As legislações referentes aos parcelamentos analisados foram encontradas no site do Governo Federal, já a análise foi realizada utilizando o critério de número de contribuintes aderidos e contexto histórico, considerando apenas os principais Refis instituídos sem as reaberturas.
  • TCC
    O impacto da adoção da IFRS 16: arrendamentos nos indicadores econômico-financeiros de empresas arrendatárias
    Viana, Gabriel Lemos; Silva, Guilherme Soares da; Valle, Lucas Rodrigues do (2022-12-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Este trabalho de pesquisa propôs avaliar o impacto da adoção da IFRS 16 – Arrendamentos nos indicadores econômico-financeiros de empresas arrendatárias. Para tanto, parte da análise de uma amostra de 167 empresas listadas na B3 entre os exercícios de 2017 e 2021, considerando que a padronização contábil para as operações de arrendamentos dessas companhias ocorre no início de 2019. Além de oito indicadores definidos e que abrangem os aspectos de desempenho (EBITDA), rentabilidade (ROE, ROA e ROIC), liquidez (liquidez corrente), alavancagem (dívida líquida / EBITDA) e cobertura de juros (EBITDA / despesas financeiras), foram consideradas mais duas métricas complementares (ativo total e depreciação + amortização). Os dados que compõe a amostra foram extraídos do Economática e submetidos à testes de normalidade (teste Kolmogorov-Smirnov) e de hipóteses não paramétricos (teste U de Mann-Whitney), observando as medianas para cada um dos indicadores e métricas nos períodos que antecedem e sucedem a adoção da norma. Os resultados obtidos, de uma forma geral, evidenciam que houve diferenças entre as medianas observadas, e que essas diferenças são estatisticamente significativas após a norma, destaque para o incremento dos níveis de EBITDA, ROE e liquidez corrente, bem como do ativo total e depreciação + amortização. Já nos indicadores ROA, ROIC e dívida líquida / EBITDA, um impacto estatisticamente significativo não foi observado.
  • TCC
    Regulação, classificação e mensuração contábil de criptomoedas
    Sartori, Beatriz Rodrigues; Cardoso, Rafael Simão de Oliveira; Oliveira, Sofia Aguiar (2022-12-08)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O presente estudo descreve as possibilidades de classificação contábil de criptomoedas com base nas normas internacionais de contabilidade e investiga a existência, reconhecimento, classificação e mensuração de criptomoedas em demonstrações financeiras de 180 companhias abertas listadas na Bolsa de Valores do Brasil e nas Bolsas de Valores de Nova York. A pesquisa pode ser definida como aplicada e exploratória, na qual foi adotado o método qualitativo e a Teoria da Divulgação Contábil. A técnica aplicada foi a revisão bibliográfica, seguida da análise de dados e de conteúdo. Dentre todo o grupo amostral analisado, foi constatada a existência de criptomoedas nas demonstrações financeiras de três empresas constantes da amostra analisada, sendo que apenas uma delas estava em consonância com as normas internacionais de contabilidade. O estudo contribui com a literatura contábil na medida em que analisa empiricamente se as empresas estão reconhecendo seus criptoativos em conformidade com as orientações das normas internacionais de contabilidade.