História (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- TCCO uso das TICs no ensino de história na rede pública de São Paulo: uma possibilidade de inclusãoMarques, Fernando Fagundes (2022-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Há um problema estrutural no Brasil que é um problema abissal com o preconceito de uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em sala de aula. Considerando que o Brasil é um país marcado por intensas desigualdades digitais e educacionais, o objetivo geral desta pesquisa é mostrar o quanto é importante que os alunos do ensino público tenham acesso às tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, tanto como ferramenta inclusiva como ferramenta que dá mais subsídios ao conhecimento histórico. Para tanto, esta pesquisa tem dois grandes objetivos específicos. O primeiro é evidenciar as desigualdades digitais e educacionais. O segundo objetivo é apresentar as possibilidades do uso das TICs no ensino da História. Apresentam-se, também, os museus virtuais como uma possibilidade do uso das TICs no ensino histórico, ressaltando seu papel como um fator de inclusão social. - TCCMachado de Assis: um retrato do racismo no século XIXSantos, Jenyffer Cristina dos (2022-06-21)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho de conclusão de curso parte de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como premissa a discussão da etnia de Machado de Assis, tal como sua origem e caminho até a conquista de seu espaço como escritor famoso e renomado. Considerando a sociedade onde o mesmo viveu e quais obstáculos que precisou superar até atingir o estado de Machado de Assis, entidade nacional a além de seu tempo. Atento às amarras do preconceito, discutindo o nível de enraizamento do racismo imposto desde a colonização do Brasil e como tal memória equivocada etnicamente do escritor é mantida até hoje mesmo que esse assunto não seja uma pauta tão recente no meio acadêmico